EDUCAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA DA COVID-19: UMA PROPOSTA PARA O USO DO FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Adson Luan Duarte Vilasboas SEBA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6152

Palavras-chave:

Multiletramentos, Ambiente virtual de aprendizagem, Educação no distanciamento social

Resumo

Este artigo inscreve-se na área da Educação e faz diálogos transdisciplinares com a Linguística Aplicada ao ensino de línguas. Sendo assim, buscou-se investigar a relação entre a educação e os multiletramentos em tempos de distanciamento social na pandemia da Covid-19, para então, analisar práticas de multiletramentos realizadas em um grupo na rede social Facebook, adotado como ambiente virtual de aprendizagem (AVA), para uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola no município de Cáceres-MT, na disciplina de Língua Portuguesa. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que se ancora ao conceito de cultura digital (BRASIL, 2018); filia-se aos estudos que investigam a linguagem on-line (BARTON e LEE, 2015, DUDENEY, HOCKLY e PEGRUM, 2016); reconhece a multimodalidade textual e a necessidade de se discutir práticas pedagógicas que envolvam os multiletramentos (ROJO,2019); (ROJO e MOURA, 2012). Os dados revelaram que os grupos do Facebook são locais propícios para práticas de multietramentos, devido às suas múltiplas possibilidades pedagógicas e a compatibilidade com múltiplas linguagens.

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Publicado

2022-03-25

Como Citar

Luan Duarte Vilasboas SEBA, A. . (2022). EDUCAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA DA COVID-19: UMA PROPOSTA PARA O USO DO FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(2), 51–75. https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6152