A inclusão de alunos com deficiência auditiva: ações pedagógicas de professores

Autores

  • Bruna Fiori

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10063

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores de alunos com deficiência auditiva em uma escola municipalde Sinop - Mato Grosso. O estudo teveabordagem qualitativa, prevalecendo-se de observações e entrevistas com professoras da sala de aula, da professora de recursos e intérprete de LIBRAS. Para o embasamento teórico recorreu-se aos autores Álvaro Marchesi e Marcia Goldfeld. Os dados demostraram que a inclusão de alunos com deficiência auditiva é um processo em construção, porém há muito desafios a serem superados como o domínio da LIBRAS por parte dos professores e comprometimento com o uso de recursos visuais e adaptações.

Palavras-chave: educação especial; deficiência auditiva; inclusão; ações pedagógicas.

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Publicado

05-06-2018

Como Citar

A inclusão de alunos com deficiência auditiva: ações pedagógicas de professores. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 46–63, 2018. DOI: 10.30681/reps.v9i1.10063. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10063. Acesso em: 25 dez. 2025.