Sobre a Revista

Notícias

Edição Atual

v. 15 n. 3 (2024): Educação Especial no Centro-Oeste brasileiro: políticas, formação e práticas
					Visualizar v. 15 n. 3 (2024): Educação Especial no Centro-Oeste brasileiro: políticas, formação e práticas

A 40ª edição da Revista Eventos Pedagógicos (v. 15, n. 3) apresenta o número regular intitulado “EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO: políticas, formação e práticas”, a qual tem, como objetivo, publicar pesquisas nas quais a Educação Especial se constitui como tema e objeto central de estudo, com foco na região Centro-Oeste brasileira.

Expediente e apresentação da edição: Washington Cesar Shoiti Nozu (UFGD) e Ralf Hermes Siebiger (Unemat).

Ensaio: de autoria de Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Pesquisa Pedagógica: composta por 17 artigos produzidos pelas acadêmicas concluintes da disciplina de Eventos Científicos de Metodologia de Pesquisa Educacional. Essa edição apresenta artigos produzidos no semestre letivo de 2024/2.

Resenha: contamos com um texto, de autoria de Rosângela Lopes Borges.

Tema em Pauta: composta por 22 artigos, produzidos por pesquisadores que se debruçaram sobre pesquisas, reflexões e debates nas quais a Educação Especial se constitui como tema e objeto central de estudo, com foco na região Centro-Oeste brasileira.

Entrevista: realizada com a Profa. Dra. Alexandra Ayach Anache, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Editor associado: Washington Cesar Shoiti Nozu (UFGD).

Editor gerente: Ralf Hermes Siebiger (Unemat).

Data de publicação: 23 de dezembro de 2024.

Publicado: 23-12-2024

Expediente e apresentação da edição

  • Expediente e apresentação da edição - v. 15, n. 3

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13149
    Washington Cesar Shoiti Nozu, Ralf Hermes Siebiger
    946-965

Ensaio

  • EDUCAÇÃO ESPECIAL um campo de conhecimento em formação

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13146
    Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
    966-972

Pesquisa Pedagógica

  • AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E OS OBSTÁCULOS DO PROFESSOR FRENTE AO TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13169
    Aline Aparecida Damazio de Oliveira
    973-982
  • LITERATURA ÉTNICO RACIAL uma perspectiva de alfabetização

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13168
    Aline Cruz Landim
    983-990
  • A LITERATURA INFANTIL o imaginário social e representação de mundo no espaço pedagógico de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13170
    Ana Julya de Oliveira Rieger
    991-1001
  • MULHERES QUE NÃO AGRADAM

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.11983
    Bruna Ribeiro Navarro Zanato
    1002-1010
  • ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN um estudo de caso

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13174
    Camila Andrade Tarlei de Assunção
    1011-1019
  • A CRIANÇA COM TEA E O SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13171
    Camila Pereira Santos Andrade
    1020-1029
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13172
    Daniela Ketlin Korbes
    1030-1039
  • REFLEXÕES PEDAGÓGICAS VOLTADAS AOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13173
    Dyanne Karine Araújo
    1040-1048
  • DESAFIOS DA INCLUSÃO JUNTO AO PROFESSOR E ALUNO COM DEFICIENCIA

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12602
    Elizangela Oliveira da Silva
    1049-1057
  • A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES SOCIOAFETIVAS POR MEIO DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13175
    Emanuele Thaís Adam
    1058-1067
  • OS EFEITOS DO ASSÉDIO MORAL PARA A VIDA ACADÊMICA

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13176
    Izamara Oliveira Mendes
    1068-1078
  • JOGOS EDUCATIVOS potencializando a alfabetização

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13177
    Júlia Mendes Silva
    1079-1087
  • O TRABALHO DOCENTE E A SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13178
    Juliana Cavalcante Trevisan
    1088-1097
  • A LIBRAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: mediações pedagógicas inclusivas e ações curriculares

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13180
    Natália Rosas Bregolato
    1098-1104
  • TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ambientes e desafios

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13181
    Paline Bionda Wnuk Boeno
    1105-1114
  • FORMAÇÃO PARA A INCLUSÃO desafios e práticas para professores que atendem alunos surdos

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13182
    Rebeca Fernandes Amaro Silva
    1115-1125
  • ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13183
    Talita Alves Marciano
    1126-1135

Tema em Pauta

  • INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ESPAÇO FORMATIVO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.11625
    Márcio Urel Rodrigues, Paulo Marcos Ferreira Andrade, Acelmo de Jesus Brito, Maria Elizabete Rambo Kochhann
    1142-1162
  • CONCEPÇÕES DE MEMBROS DO NAPNE E DOCENTES DO IFMS formação, permanência, desafios e conquistas do público da educação especial

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12485
    Jaqueline Zanotti Dalmonech, Andressa Santos Rebelo
    1163-1181
  • OS SABERES PEDAGÓGICOS DO DOCENTE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE SALA DE RECURSOS GENERALISTA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12519
    Sintia Matias Gontijo, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
    1182-1194
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO PANDÊMICO enfrentamentos no retorno às aulas presenciais em Corumbá-MS

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12636
    Shirley de Oliveira Ramalho, Barbara Amaral Martins
    1195-1211
  • PERSPECTIVA DOS DOCENTES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE GOIÁS

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12666
    Reila Campos Guimarães de Araújo, Calixto Júnior de Souza, Valquíria Coelho Pina Paulino
    1212-1224
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REGIÃO CENTRO-OESTE BRASILEIRA o que mostram os censos escolares da última década?

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12756
    Siomara Cristina Broch, Eliane Quincozes Porto
    1225-1241
  • PROFESSOR DE APOIO EM GOIÁS precarização na oferta de serviços de apoio à inclusão nas classes comuns

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12757
    Celsineide Mendes de Moura, Wanessa Ferreira Borges
    1242-1260
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA desafios e práticas na formação de professores em São Luís de Montes Belos, Goiás

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12760
    Edson Ferreira Alves, Fernanda Maria Siqueira Tavares, Valdimeire Rodrigues da Silva Oliveira
    1261-1281
  • ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL tendências temáticas predominantes

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12765
    Selma Regina Gomes, Marlene Barbosa de Freitas Reis
    1282-1302
  • POLÍTICA AFIRMATIVA DE RESERVA DE VAGAS NA PÓS-GRADUAÇÃO pessoas com deficiência em destaque

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12803
    Carina Elisabeth Maciel, Luciana Lopes Ferreira Correa, Tatiane Lima
    1303-1318
  • INCLUSÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA apontamentos sobre organização do trabalho didático

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12808
    Celi Corrêa Neres, Paulo Cezar Rodrigues dos Santos
    1319-1340
  • HISTÓRIAS DE VIDA PESSOAL E ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12811
    Fabricia Lidiane Camilo Pedroso, Ivone Jesus Alexandre
    1341-1354
  • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM GOIÁS a Educação Especial em foco

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12812
    Juliany Alves Castro, Maria Marta Lopes Flores
    1355-1377
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO uma análise dos planos educacionais

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12813
    Paula Diana Moraga Garrido, Edvonete Souza de Alencar
    1378-1391
  • A AGENDA DE PESQUISAS DO GEPES/UFGD SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MATO GROSSO DO SUL

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12814
    Morgana de Fátima Agostini Martins, Kaio da Silva Barcelos
    1392-1403
  • INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA a colaboração nas práticas pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12815
    Laura Sousa Assis, Aline Maira da Silva
    1404-1418
  • O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DO DISTRITO FEDERAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12816
    Loyane Guedes Santos Lima
    1419-1428
  • TERMINALIDADE ESPECÍFICA produções textuais do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12822
    Vincent Pardo Borges Freitas, Washington Cesar Shoiti Nozu
    1429-1445
  • O DISCURSO SOBRE A ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA produção científica da região Centro-Oeste (2015-2023)

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12826
    Daniel Mendes da Silva Filho, Eladio Sebastián Heredero
    1446-1457
  • CENTROS DE ATENDIMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL condições de oferta educativa

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12831
    Karolinne Santos de Aguiar Paz, Regina Tereza Cestari de Oliveira
    1458-1475
  • O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS SURDOS NO MS a questão linguística

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12838
    Luciana Lopes Coelho, Marilda Moraes Garcia Bruno
    1476-1491
  • EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO A ACESSIBILIDADE

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12839
    Reinaldo dos Santos, Luana Almeida Ayala, Jaqueline Machado Vieira
    1492-1510

Resenhas

  • Pesquisas em Educação Especial no Centro-Oeste Brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13147
    Rosângela Lopes Borges
    1136-1141

Entrevista

  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva diálogos com Alexandra Ayach Anache

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13148
    Alexandra Ayach Anache, Washington César Shoiti Nozu
    1511-1517
Ver Todas as Edições