Sobre a Revista

Notícias

Edição Atual

v. 16 n. 2 (2025): Educação Física em foco: caminhos contemporâneos da formação e da atuação docente
					Visualizar v. 16 n. 2 (2025): Educação Física em foco: caminhos contemporâneos da formação e da atuação docente

A 42ª edição da Revista Eventos Pedagógicos (v. 16, n. 2) apresenta o dossiê temático intitulado “EDUCAÇÃO FÍSICA EM FOCO: caminhos contemporâneos da formação e da atuação docente”, que visa debater os desafios enfrentados pela Educação Física brasileira no contexto contemporâneo, marcado por inúmeras mudanças e complexidade, as quais impõem reflexões profundas sobre os processos de formação, bem como, as transformações estruturais e pedagógicas que impactam a área. 

Expediente e apresentação da edição: Mariângela da Rosa Afonso, Franciele Roos da Silva Ilha, José Antonio Bicca Ribeiro e Ralf Hermes Siebiger.

Ensaio: de autoria de Ricardo Rezer, professor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Tema em pauta: Artigos produzidos por pesquisadores que se debruçaram sobre discussões relacionadas ao tema do dossiê - “EDUCAÇÃO FÍSICA EM FOCO: caminhos contemporâneos da formação e da atuação docente”.

Entrevista: realizada com Gelcemar Oliveira Farias, professora associada na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Editores associados: Mariângela da Rosa Afonso, Franciele Roos da Silva Ilha e José Antonio Bicca Ribeiro.

Editor-gerente: Ralf Hermes Siebiger.

Data de publicação: 27 de outubro de 2025.

Boa leitura!

Publicado: 27-10-2025

Expediente e apresentação da edição

  • Expediente e apresentação da edição

    Mariângela da Rosa Afonso, Franciele Roos da Silva Ilha, José Antonio Bicca Ribeiro, Ralf Hermes Siebiger
    501-504
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.14300

Ensaio

  • Educação Física em foco: a formação universitária no contemporâneo...

    Ricardo Rezer
    505-519
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.13908

Tema em Pauta

  • A formação continuada e os desafios da inclusão na docência em Educação Física

    Rafael Mello Martins Martins, Franciele Roos da Silva Ilha
    520-532
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.13874
  • A interlocução dos conhecimentos da Educação Física na Educação Infantil a partir de um projeto de extensão universitária

    Luciana Toaldo Gentilini Avila
    533-548
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.13872
  • A reconfiguração curricular do Ensino Médio gaúcho em tempo integral e o (não) lugar da educação física

    Camila de Castro Guerreiro, Larissa Frank Hartwig, Mariângela da Rosa Afonso
    549-566
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.13898
  • As experiências vividas, contadas, recontadas na formação inicial em Educação Física o(a) sujeito(a) da/em formação e os seus saberes e conhecimentos docentes

    Ândrea Tragino Plotegher, Gabriela Nobre Bins, Elisandro Schultz Wittizorecki
    567-588
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.13904
  • As funções sociais da educação física escolar da reprodução à reconstrução crítica do movimento corporal/conhecimento e da experiência

    José Tarcísio Grunennvaldt, Evando Carlos Moreira, Matheus Lima Frossard
    589-611
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.13868
  • Cartas pedagógicas como instrumento avaliativo na formação inicial de professores/as de Educação Física

    Patrícia da Rosa Louzada da Silva, Fabiana Celente Montiel , Danielle Müller de Andrade
    612-624
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.13903
  • Ensino híbrido e valorização dos saberes docentes na formação de professores

    Marcos Garcia Neira
    625-637
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.13879
  • Ginástica brincante uma formação continuada para professores da Educação Infantil

    Eduarda Vesfal Dutra, Silvia Teixeira de Pinho, Andrize Ramires Costa
    638-656
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.13899
  • Núcleos docentes estruturantes na Educação Física experiências e desafios nas universidades federais do Rio Grande do Sul

    Fernanda Woziak, Lucas de Vargas Bozzato, José Antonio Bicca Ribeiro
    657-675
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.13867
  • Reforma do Ensino Médio e o alarmante caso da educação física não presencial

    Anapaula Pastorio, Andressa Aita Ivo, Taís Regina Hansen
    676-693
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.13883

Entrevista

  • Trajetória de vida e formação profissional em Educação Física da vivência ao legado

    Fernanda de Souza Teixeira, Gelcemar Oliveira Farias
    694-710
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.13906

EDIÇÃO COMPLETA

  • REP's - v. 16, n. 2, ago./out. 2025 - edição completa, com capa

    Revista Eventos Pedagógicos
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v16i2.14334
Ver Todas as Edições