TDAH na escola estratégias de metodologia para o professor trabalhar em sala de aula

Autores

  • Soeli Batista da Silva
  • Maria Angélica Dornelles Dias

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9575

Resumo

Este trabalho pretende gerar uma reflexão sobre as metodologias utilizadas pelos os professores em sala de aula com os alunos com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade. E mostrar a importância do papel do professor na aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção, e as múltiplas estratégias que o mesmo pode usar em sala para atrair a atenção do aluno no decorrer as atividades. Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos devidamente diagnosticados e os respectivos professores dos alunos. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa com enfoque no estudo de caso. Através dos dados obtidos ficou evidente que os alunos têm atenção necessária para desenvolver as atividades pedagógicas, mas o transtorno interfere no processo de ensino aprendizagem. Contudo o estudo evidencia a importância de um olhar especial do professor para com este aluno criando estratégias e guiando o aluno no seu desenvolvimento pedagógico.

Palavras chaves: educação; aluno; professor; Transtorno de Déficit de Atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soeli Batista da Silva

Unemat- Sinop/MT- 2012

Maria Angélica Dornelles Dias

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Referências

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção em sala de aula. 4.ed. Campinas: Papirus, 2004.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liberlivros, 2005.

_____ . Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

ARAUJO, A.P.O.C Avaliação e manejo da criança com dificuldade escolar e distúrbio de atenção. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/jped/v78n7a13.pdf > . Acesso em: 01 set. 2014.

BARKLEY, R.A. Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade TDAH. São Paulo: Artmed, 2002.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

COUTINHO, Gabriel; MATOS, Paulo; ARAÚJO, Catia. Desempenho Neuropsicológico tipos de trrantorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em tarefas de atenção visual. v.56, n.1, 2007.

CRAFT, D.H. Distúrbios de Aprendizagem e Déficits de Atenção. In. WINNICK, J. Educação Física e Esportes adaptados. São Paulo: Manole, 2004. Disponível em: < http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/tcc-tdah-na-escola-conhecimento-e-atuacao-do-professor-de-educacao-fisica > . Acesso em: 01 set. 2014.

CUNHA, J. A. Manual da versão em português das Escalas Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

FAZENDA, I. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 2010

GIOVANNI, L. M. O ambiente escolar e as ações de formação continuada. In: TIBALLI, E. F. A.; CHAVES. S. M. (Orgs.). Concepções e práticas de formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DPA, 2003.

KAMI, Constance. DEURIES, Rheta. Piaget para educação pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

MOULY GJ. Psicologia Educacional. São Paulo: Pioneira, 2003.

NOVA ESCOLA. O que é o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH). Abr. 2010. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/formacao/transtorno-deficit-atencao-com-sem-hiperatividade-tdah >. Acesso em: 23 set. 2014.

PAPALIA, Diane; OLDS, Sally Desenvolvimento Humano. 7.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

PANTOJA, D. O. Processo de Aprendizagem: a construção do conhecimento. In: WAJNSZTEJN, R. Dificuldades escolares: um desafio superável. São Paulo: Ártemis, 2005.

RIEF, S. How to Reach and Teach ADD/ADHD Children: practical techniques, strategies, and interventions for helping children with attention problems and hyperactivity. West Nyack, NY: The Center for Applied Research in Education. 1993.

SILVA, A. B. B. Mentes Inquietas. 14. ed. São Paulo: Gente, 2003.

SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

26-11-2014

Como Citar

Silva, S. B. da, & Dias, M. A. D. (2014). TDAH na escola estratégias de metodologia para o professor trabalhar em sala de aula. Eventos Pedagógicos, 5(4), 105–114. https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9575

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)