A pesquisa-ação como agente transformador na área da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10764

Palavras-chave:

Educação Superior, Desenvolvimento curricular, Pesquisa-Ação, Internacionalização da Educação Superior, Redes

Resumo

O artigo traz a perspectiva da pesquisa-ação como mecanismo de transformação na área da educação, uma vez que prevê a solução de problemas reais, assegurando como resultado uma nova realidade. O estudo apresenta uma breve fundamentação teórica sobre a metodologia, seguida pela referência a duas teses de doutorado que têm a pesquisa-ação como a metodologia aplicada. Além dos resultados e do impacto incremental das pesquisas apresentadas, o artigo compara e analisa as contribuições que a pesquisa-ação pode proporcionar para o processo de aprendizagem dos participantes e do pesquisador, bem como para a transformação e o desenvolvimento da área da educação.

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Biografia do Autor

  • Carla Camargo Cassol da Silva, IHub Educacional

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2022), atua como consultora educacional no IHub Educacional e é membra-associada do IoC Global para a América Latina. Seu foco de pesquisa e atuação profissional é a internacionalização da educação nas perspectivas estratégica e de gestão, bem como de sua incorporação no processo de ensino e aprendizagem.

  • Manuir José Mentges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2022), atua como Vice-Reitor na PUCRS e é Pesquisador Permanente no Centro de Estudos em Educação Superior da PUCRS com pesquisas na área das Ciências Humanas, com ênfase em Educação, Gestão, Internacionalização e Redes de Cooperação para a Educação Superior.

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Publicado

30-05-2023

Como Citar

A pesquisa-ação como agente transformador na área da educação. (2023). Eventos Pedagógicos, 14(1), 54-69. https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10764

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