Processo de avaliação pelos pares

              O processo de avaliação compreende duas etapas: a) avaliação prévia do Editor-chefe e; b) avaliação por avaliadores ad hoc (pareceristas).

              A avaliação prévia, realizada pelo Editor-chefe, verifica o texto em relação aos seguintes quesitos:

  1. se atende ao tema da edição;
  2. se utilizou o respectivo template;
  3. se está dentro do respectivo número de páginas;
  4. se os autores inseriram seus dados de identificação (metadados) de forma correta e completa;
  5. se o texto, bem como as tabelas e as ilustrações (quando houver), seguem as normas de apresentação conforme as Diretrizes para Autores;
  6. rastreamento de plágio;
  7. conferência de citações, e;
  8. conferência de referências.

              Todo autor é responsável pela formatação do artigo dentro das normas da Revista e pela utilização do respectivo template antes de submetê-lo na plataforma, bem como por atender às orientações constantes nas Diretrizes para Autores.

              Por sua vez, todos os artigos submetidos à seção “Tema em Pauta”, bem como os resumos e as resenhas, são avaliados por avaliadores ad hoc (pareceristas). O processo de avaliação é realizado utilizando-se o sistema de revisão por pares duplo-cego (double blind peer review).

              Na avaliação ad hoc, os aspectos a serem avaliados compreendem: título, resumo, palavras-chave, introdução do texto, clareza e consistência no que tange à fundamentação teórica, à abordagem metodológica e à apresentação de resultados, considerações finais, originalidade e redação do texto. O avaliador ad hoc deverá ter como critérios para avaliação a qualidade acadêmica, a relevância científica, a consistência do conteúdo, e se o trabalho fere a qualquer princípio ético.

              Nesse processo, inicialmente, o texto é enviado para 2 (dois) avaliadores. Caso seja aprovado por ambos, o texto original será devolvido aos autores para as modificações/revisões conforme recomendações expressas nos pareceres (quando necessárias alterações, correções ou sugestões). Na sequência, os autores deverão enviar versão revisada do texto para a revista, dentre o prazo solicitado, tendo-se em vista a publicação.

              Caso seja aprovado por um avaliador e reprovado por outro, é encaminhado para um terceiro avaliador. Se o terceiro avaliador aprovar o texto, os textos originais serão devolvidos aos autores para as modificações/revisões conforme recomendações expressas nos pareceres (quando necessárias alterações, correções ou sugestões). Caso o terceiro avaliador reprove o texto, o mesmo será devolvido ao autor e a submissão será arquivada.

              Caso o texto seja reprovado pelos dois avaliadores iniciais, o mesmo será devolvido ao autor e, a submissão, arquivada.

              Os avaliadores ad hoc deverão ser externos às instituições envolvidas. Os artigos serão enviados aos Pareceristas sem a identificação de seus autores. Caso seja necessário, serão convidados membros das Comissões Científicas a participarem do processo avaliativo. Ao parecerista é garantido o anonimato. A aceitação final fica condicionada ao julgamento da comissão editorial.

              Os textos submetidos à seção “Pesquisa Pedagógica”, por serem produções dos alunos do curso de Pedagogia, são avaliados pelo professor da disciplina.