Política Editorial
A Revista Eventos Pedagógicos (REP's), criada em 2010, é uma publicação semestral vinculada ao Curso de Pedagogia - Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) / Câmpus Universitário de Sinop, e tem como objetivos incentivar e divulgar a produção científica no âmbito da graduação e da pós-graduação, além de promover a socialização de artigos nas áreas de Educação, Ensino e de demais áreas do conhecimento que realizem interlocução com as duas primeiras.
A REP’s aceita trabalhos da comunidade científica nacional e estrangeira para publicação nas áreas de Educação, Ensino e de outras áreas do conhecimento que realizem interlocução e que desenvolvam trabalhos voltados à educação e ao ensino.
A REP’s é, também, uma publicação vinculada à disciplina de Eventos Científicos da Metodologia de Pesquisa Educacional, do respectivo Curso de Pedagogia, destinada à veiculação dos resultados das pesquisas dos alunos do curso de Pedagogia, em formato de artigos inéditos, sob a responsabilidade e avaliação do professor da disciplina.
A partir de 2014, a revista passou a publicar também “Edições Especiais Temáticas” (EET), oriundas de propostas temáticas enviadas pela comunidade científica em nível de pós-graduação, com o objetivo de publicar resultados de pesquisas realizadas por mestres e doutores dentre as áreas de Educação, Ensino e de demais áreas que realizem interlocução com as duas primeiras. A partir de 2023, a EET passou a ser denominada de “Dossiê Temático” (DT).
1 Público de interesse
A REP’s tem como público pessoas que tenham interesse nas áreas de Educação e Ensino e de demais áreas que realizem interlocução com as duas primeiras, alunos e docentes em nível de graduação e pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino e de pesquisa, gestores e integrantes de associações científicas e profissionais bem como de entidades envolvidas na formação de pessoal nas respectivas áreas, no Brasil e em outros países.
2 Corpus Editorial
O corpus editorial da Revista Eventos Pedagógicos – REP’s é composto por um Conselho Editorial, um Editor-chefe, Editores Associados, uma Comissão Científica Nacional, uma Comissão Científica Internacional, uma Comissão de Tradutores, além do Corpo de Avaliadores ad hoc.
As atribuições do corpus editorial da REP’s constam em documento específico.
Clique aqui para conhecer as atribuições do corpus editorial da REP's.
3 Edições
A REP’s publica edições que compreendem Números Regulares e Dossiês Temáticos.
3.1 Números Regulares (NRs)
Os Números Regulares são publicações regulares, semestrais e compreendem os artigos submetidos pela comunidade científica e os produzidos pelos alunos do Curso de Pedagogia no âmbito da disciplina de Eventos Científicos de Metodologia de Pesquisa Educacional. Também compreende a publicação de ensaios, resumos, resenhas e entrevistas.
Em relação aos NRs, todas as edições da REP’s abordam um determinado tema, o qual é definido pelo Conselho Editorial (CEDI) ou pelo Editor Chefe da revista. Sendo assim, os artigos submetidos em fluxo contínuo, bem como os ensaios e as entrevistas, devem atender ao tema abordado na respectiva edição.
Os números regulares são publicados semestralmente, nos meses de julho e dezembro.
Até dezembro de 2022, os Números Regulares continham as seguintes seções: 1. Seção Apresentação; 2. Seção Introdução; 3. Seção Artigos; 4. Seção Resumos; 5. Seção Livre; 6. Seção Entrevista.
A partir de janeiro de 2023, os Números Regulares passaram a ter as seguintes seções: I. Expediente e apresentação da edição; II. Ensaio; III. Pesquisa Pedagógica; IV. Resumos; V. Tema em Pauta; VI. Resenhas e VII. Entrevista, quais sejam:
I. Expediente e apresentação da edição: Seção que contempla um texto que apresenta os dados da revista, a ficha catalográfica, o sumário e a apresentação do conteúdo da edição - seus autores, artigos/resumos, instituições envolvidas e outras informações que se fizerem necessárias.
II. Ensaio: Seção que compreende a publicação de ensaio, o qual deverá destacar a importância do tema abordado na edição para a educação local e/ou brasileira/mundial.
III. Pesquisa Pedagógica: Seção que contempla os artigos produzidos na disciplina de Eventos Científicos da Metodologia de Pesquisa Educacional, do Curso de Pedagogia - Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) / Câmpus Universitário de Sinop, destinada à veiculação dos resultados das pesquisas dos respectivos alunos, em formato de artigos inéditos, sob a responsabilidade e avaliação do professor da disciplina.
IV. Resumos: Seção que compreende a publicação de resumos resultantes de pesquisas acadêmicas na graduação e pós-graduação (Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias de Especialização, Dissertações e Teses), em língua portuguesa, língua espanhola e língua inglesa.
V. Tema em Pauta: Seção organizada por um professor convidado a partir da temática proposta pelo Conselho Editorial e que contempla os artigos provenientes da comunidade acadêmica com os resultados das pesquisas realizadas em nível de graduação e pós-graduação (Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias de Especialização, Dissertações e Teses).
VI. Resenhas. Seção que contempla a publicação de resenhas de obras que abordam e/ou dialogam com o tema da edição, ou que abordam outras discussões relacionadas à educação e ao ensino.
VII. Entrevista: Seção que compreende a publicação de entrevista abordando a temática da respectiva edição.
Nos Números Regulares, as seções “Resumo” e “Resenhas” são opcionais havendo a publicação desses textos de acordo com a demanda de submissões. Contudo, as demais seções são obrigatórias.
Para a seção “Resumos”, o Editor-chefe fará chamadas públicas semestrais para submissão de resumos elaborados a partir dos trabalhos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, redigidos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.
Para a seção “Resenhas” dos Números Regulares, o Editor-chefe fará chamadas públicas semestrais para submissão de resenhas de obras que abordam e/ou dialogam com o tema da edição, ou que abordam outras discussões relacionadas à educação e ao ensino, redigidas em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.
3.2 Dossiês Temáticos (DTs)
Os Dossiês Temáticos (anteriormente denominados de Edições Especiais Temáticas – EETs) são edições que contemplam a publicação de resultados de pesquisas realizadas em nível de pós-graduação (Mestrados e Doutorados) nas áreas de Educação, Ensino e de demais áreas do conhecimento que realizem interlocução com as duas primeiras. São edições publicadas sob demanda, a partir de propostas encaminhadas à revista. São publicadas nos meses de maio e outubro.
Iniciadas em 2014, as Edições Especiais Temáticas (EETs) continham, até dezembro de 2022, as seguintes seções: 1. Seção Apresentação; 2. Seção Introdução; 3. Seção Artigos; e 4. Seção Entrevista.
A partir de janeiro de 2023, as EETs passaram a ser denominadas de Dossiês Temáticos, compreendendo as seguintes seções: I. Expediente e apresentação da edição; II. Ensaio; III. Tema em Pauta; VI. Resenhas e VII. Entrevista, quais sejam:
I. Expediente e apresentação da edição: Seção que contempla um texto que apresenta os dados da revista, a ficha catalográfica, o sumário e a apresentação do conteúdo da edição - seus autores, artigos, instituições envolvidas e outras informações que se fizerem necessárias.
II. Ensaio: Seção que compreende a publicação de ensaio, o qual deverá destacar a importância do tema abordado na edição para a educação local e/ou brasileira/mundial.
III. Tema em Pauta: Seção organizada pelos organizadores do dossiê e que contempla os artigos submetidos para a edição.
IV. Resenhas. Seção que contempla a publicação de resenhas de obras que abordam e/ou dialogam com o tema da edição.
V. Entrevista: Seção que compreende a publicação de entrevista abordando a temática da respectiva edição.
Nos Dossiês Temáticos, a seção “Resenhas” é opcional, havendo a publicação de resenhas de acordo com a demanda de submissões. Contudo, as demais seções são obrigatórias.
3.2.1 Orientações para apresentação de propostas de Dossiês Temáticos
A REP’s dispõe de orientações para apresentação de propostas de Dossiês Temáticos, as quais constam em documento específico. Essas orientações encontram-se disponíveis na página da revista.
3.3 Periodicidade de temas
Os temas abordados tanto nos Números Regulares como nos Dossiês Temáticos deverão respeitar o intervalo mínimo de 2 (dois) anos para serem abordados novamente.
4 Autoria dos textos
A autoria dos textos, bem como, a titulação mínima dos autores e características gerais dos textos, são apresentadas nos quadros a seguir:
Em relação à periodicidade de publicação de textos, cada autor ou coautor deverá respeitar o intervalo de dois anos entre as publicações.
Em relação aos Dossiês Temáticos, os proponentes também poderão submeter artigo, seja como autor ou coautor, limitando-se a um artigo por Editor Associado. Caso um dos autores informados na proposta de Dossiê Temático tenha publicado um texto há menos de dois anos a contar da data provável de publicação do dossiê, este não poderá compor o mesmo.