Dossiês temáticos

              Os Dossiês Temáticos (anteriormente denominados de Edições Especiais Temáticas – EETs) são edições que contemplam a publicação de resultados de pesquisas realizadas em nível de pós-graduação (Mestrados e Doutorados) nas áreas de Educação, Ensino e de demais áreas do conhecimento que realizem interlocução com as duas primeiras. São edições publicadas sob demanda, a partir de propostas encaminhadas à revista. São publicadas nos meses de maio e outubro.

              A partir de janeiro de 2023, as EETs passaram a ser denominadas de Dossiês Temáticos, compreendendo as seguintes seções: I. Expediente e apresentação da edição; II. Ensaio; III. Tema em Pauta; VI. Resenhas e VII. Entrevista, quais sejam:

I. Expediente e apresentação da edição

              Seção que contempla um texto que apresenta os dados da revista, a ficha catalográfica, o sumário e a apresentação do conteúdo da edição - seus autores, artigos, instituições envolvidas e outras informações que se fizerem necessárias.

              É escrito pelos organizadores e pelo editor-chefe. Se aceita o texto em língua portuguesa, língua espanhola e língua inglesa.

              A extensão do texto deve ser de 3 a 30 páginas. Deve-se utilizar o template "Apresentação da edição (dossiê temático)".

II. Ensaio

              Seção que compreende a publicação de ensaio, o qual deverá destacar a importância do tema abordado na edição para a educação local e/ou brasileira/mundial.

              O ensaio é de autoria individual. É escrito por um doutor envolvido com a Pós-Graduação que não assinou artigo para a edição., em língua portuguesa, língua espanhola e língua inglesa.

              A extensão do texto deve ser de 5 a 30 páginas. Deve-se utilizar o template "Ensaio".

III. Tema em Pauta

              Seção organizada pelos organizadores do dossiê e que contempla os artigos submetidos para a edição. Os artigos devem atender ao tema da respectiva edição. O elenco deve ser de, no mínimo, 8 (oito) artigos.

              Aceitam-se Artigos em língua portuguesa, língua espanhola e língua inglesa. Os artigos escritos em língua inglesa ou língua espanhola devem trazer o Título, Resumo e Palavras-chave nos três idiomas, isto é, língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola.

              Admite-se o máximo de 3 (três) autores por artigo. Cada autor ou coautor pode publicar somente um artigo por edição. Os autores devem ter titulação mínima de mestre.

              A extensão do texto deve ser de 10 a 25 páginas. Deve-se utilizar o template "Artigo".

IV. Resenhas

              Seção que contempla a publicação de resenhas de obras que abordam e/ou dialogam com o tema da edição. Aceitam-se resenhas em língua portuguesa, língua espanhola e língua inglesa. As resenhas escritas em língua inglesa ou língua espanhola devem trazer o Título e as Palavras-chave nos três idiomas, isto é, língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola.

              A resenha é de autoria individual. O autor deve ter titulação mínima de mestre.

              A extensão do texto deve ser de 3 a 8 páginas. Deve-se utilizar o template "Resenha".

V. Entrevista

              Seção que compreende a publicação de entrevista abordando a temática da respectiva edição. Se aceita a Entrevista em língua portuguesa, língua espanhola e língua inglesa. As questões da Entrevista devem destacar a importância do tema para a educação local e/ou brasileira/mundial.

              A autoria da entrevista é atribuída ao entrevistado e ao entrevistador. Para o Dossiê Temático, a entrevista deve ser realizada por um autor que não assinou artigo para a edição e, o entrevistado, deve ser um doutor envolvido com a pesquisa e/ou pós-graduação no respectivo tema da edição, e externo à UNEMAT.

              A extensão do texto deve ser de 3 a 30 páginas, e conter de 4 a 10 perguntas. Deve-se utilizar o template "Entrevista". 

              A autoria dos textos, bem como, a titulação mínima dos autores e características gerais dos textos, são apresentadas no quadro a seguir:

              Os Dossiês Temáticos são publicações que ocorrem sob demanda, a partir de propostas encaminhadas à revista.

              A REP’s dispõe de orientações para apresentação de propostas de Dossiês Temáticos, as quais constam em documento específico. Essas orientações encontram-se disponíveis na página da revista.

              Serão publicados até dois Dossiês Temáticos ao ano, um no mês de Maio e outro no mês de Outubro, conforme a demanda da comunidade.

              Em relação ao cronograma, trabalha-se com o período que compreende 14 meses entre o recebimento da proposta e a publicação do dossiê. Sendo assim, as propostas recebidas até o mês de Abril serão avaliadas e uma será selecionada para publicação no mês de Maio do ano seguinte. Por sua vez, as propostas recebidas até o mês de Setembro serão avaliadas e uma será selecionada para publicação no mês de Outubro do ano seguinte.

              Os textos a serem submetidos devem ser elaborados utilizando-se o respectivo template, disponibilizados na página da revista, bem como atender às normas para apresentação dos textos e às condições de submissão.