Edições anteriores

  • Estudos Decoloniais
    v. 13 n. 3 (2022)

    Nessa edição, a seção temática da revista reúne artigos em que os Estudos Decoloniais se constituem como tema e objeto central de estudo, compreendendo (mas não se limitando) a perspectivas como: 1) estudos culturais na educação; 2) decolonialidade, interculturalidade crítica e multiculturalismo; 3) diversidade de práticas e saberes de populações, grupos e comunidades que integram a experiência histórica, artística, educacional e cultural da América Latina; 4) cosmovisão e saberes tradicionais dos povos indígenas no contexto latino-americano; 5) patrimônio, memórias, narrativas e linguagens dos povos ancestrais; 6) pensamentos afrodiaspóricos; 7) epistemologias outras.

    Seção Apresentação: Antonio Hilario Aguilera Urquiza;

    Introdução: Glenda Vilena Lisboa, Janete Rosa da Fonseca, Caroline Mari de Oliveira Galina e Ralf Hermes Siebiger;

    Seção Artigos: produções de artigos pelas acadêmicas da 8a. fase de Pedagogia  - semestre 2022/2;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Estudos Decoloniais";

    Seção Entrevista: com a professora Maria Lúcia Wortmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS.

    Organização: Janete Rosa da Fonseca, Caroline Mari de Oliveira Galina e Ralf Hermes Siebiger

    Editor-chefe: Ralf Hermes Siebiger

    Data de publicação: 27 de dezembro de 2022.

  • Matemática e suas interfaces com o ensino
    v. 13 n. 2 (2022)

    Nessa edição, a seção temática da revista reúne artigos em que a Matemática e suas interfaces com o Ensino se constituem como tema e objeto central de estudo.

    Seção Apresentação: Celma Ramos Evangelista;

    Introdução: Tainá Coutinho da Silva Coletto; Ralf Hermes Siebiger; Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian;

    Seção Artigos: produções de artigos pelas acadêmicas da 8a. fase de Pedagogia  - semestre 2022/1;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Matemática e suas interfaces com o Ensino";

    Seção Entrevista: com o professor Miguel Tadayuki Koga, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop - MT.

    Organização: Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian e Ralf Hermes Siebiger;

    Editor-chefe: Ralf Hermes Siebiger

    Data de publicação: 30 de junho de 2022.

  • Edição Especial Temática: Análise de Discurso em conceitos e procedimentos
    v. 13 n. 1 (2022)

    A Análise de Discurso é uma disciplina que se instala como procedimento teórico e metodológico, desde a década de 1960, e desenvolve-se com grande expressão no Brasil. Ao mesmo tempo que nos auxilia a compreender como o sentido faz sentido, apresenta o real da língua, na sua incompletude. É nessa constante, que as noções de texto e discurso se constituem, numa relação entre unidade e dispersão, entre paráfrase e polissemia, entre estrutura e acontecimento, entre o atual e a memória. Este dossiê visa reunir estudos resultantes de pesquisas de Mestrado e Doutorado, que promovam compreensões em diversas áreas de conhecimento e diferentes materialidades. A fim de homenagear o livro Análise de Discurso: princípios e procedimentos, os trabalhos reunidos apresentam reflexões que envolvem elementos contidos nesta obra, que também é o objeto da entrevista com a autora Eni Orlandi.

    Organizadoras: Débora Pereira Lucas Costa (Centro Universitário Fasipe - Unifasipe) e Fernanda Surubi Fernandes (Universidade Estadual de Goiás  - UEG)

    Editora da Edição Especial Temática: Cristinne Leus Tomé

    Editor-chefe da REP's: Ralf Hermes Siebiger

    Data de publicação: 27 de maio de 2022.

  • Educação ambiental
    v. 12 n. 2 (2021)

    Seção Apresentação: pela professora Enaide Tereza Rempel, da Rede Pública Municipal de Educação Básica de Sinop/MT;

    Introdução: Edneuza Alves Trugillo, Ralf Hermes Siebiger e Genivalda Batista de Lima dos Santos;

    Seção Artigos: produções de artigos pelos alunos da 8a. fase de Pedagogia (Calendário Acadêmico para o Semestres Letivos de 2021/1 e de 2021/2);

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Educação ambiental";

    Seção Entrevista: com a professora Rosemary Matias, da Universidade Anhanguera-Uniderp (UNIDERP), Campo Grande - MS.

    Organização: Edneuza Alves Trugillo e Ralf Hermes Siebiger

    Editor-chefe: Ralf Hermes Siebiger

    Data de publicação: 30 de novembro de 2021.

  • Manuais didáticos e a educação
    v. 12 n. 1 (2021)

    Seção Apresentação: pela professora Carmen Pineda Nebot, da Universidad Autónoma de Madrid, Madrid, España;

    Introdução: Alceu Zoia, Cristinne Leus Tomé e Tatiane de Lima Copatti;

    Seção Artigos: produções de artigos pelos alunos da 8a. fase de Pedagogia (Calendário Acadêmico para o Período Letivo Suplementar Excepcional em 2021/3);

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Manuais didáticos e a educação";

    Seção Entrevista: com a professora Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba - PR.

    Organização: Alceu Zoia e Cristinne Leus Tomé

    Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 13 de abril de 2021.

  • Sociolinguística(s), linguagens e sociedade
    v. 11 n. 2 (2020)

    Seção Apresentação: pelo professor Juscelino Francisco do Nascimento, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Picos -PI;

    Introdução: Brenda Costa Lorentz, Cristinne Leus Tomé, Neusa Inês Philippsen e Vanessa Dociati;

    Seção Artigos: produções de artigos pelos alunos da 8a. fase de Pedagogia (Calendário Acadêmico para o Período Letivo Suplementar Excepcional em 2020/3);

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Sociolinguística(s), linguagens e sociedade";

    Seção Entrevista: com o professor Joachim Steffen, da Universität Augsburg, Augsburg - Bavaria, Germany.

    Organização: Neusa Inês Philippsen e Cristinne Leus Tomé

    Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 8 de setembro de 2020.

  • Educação, diversidade e diferença
    v. 11 n. 1 (2020)

    Seção Apresentação: pela professora Ana Cristina Juvenal da Cruz, da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - SP;

    Introdução: Cristinne Leus Tomé e Ivone Jesus Alexandre;

    Seção Artigos: não houve produções de artigos pelos alunos da 8a. fase de Pedagogia devido à suspensão do calendário acadêmico em 2020/1;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Educação, diversidade e diferença";

    Seção Entrevista: com a professora Anete Abramowicz, da Universidade de São Paulo, São Paulo - SP.

    Organização: Ivone Jesus Alexandre e Cristinne Leus Tomé

    Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 26 de maio de 2020

  • Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade
    v. 10 n. 2 (2019)

    Seção Apresentação: pela professora Luciana Maria Almeida de Freitas, da Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ;

    Introdução: Adriana Aparecida da Silva Vaz, Cristinne Leus Tomé, Fernando Zolin-Vesz e Trycia Graziella da Silva Dias;

    Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade";

    Seção Entrevista: com a professora Walkyria Maria Monte Mor, da Universidade de São Paulo, São Paulo - SP.

    Organização: Fernando Zolin-Vesz e Cristinne Leus Tomé

    Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 19 de novembro de 2019.

  • Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura
    v. 10 n. 1 (2019)

    Seção Apresentação: pelo professor Mark Clark Assen de Carvalho, da Universidade Federal do Acre, Rio Branco - AC;

    Introdução: Adriana de Oliveira Beserra, Ângela Cristina Pereira da Silva, Cristinne Leus Tomé, Fernanda Pereira do Lago Batista, Maysa Cristina da Silva Dourado e Rosilene Ferreira da Costa;

    Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura";

    Seção Entrevista: com a professora Luzmara Curcino, da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - SP.

    Organização: Maysa Cristina da Silva Dourado e Cristinne Leus Tomé

    Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 17 de junho de 2019.

  • Sociologia da Educação
    v. 9 n. 3 (2018)

    Seção Apresentação: pela professora Clarissa Eckert Baeta Neves, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS;

    Introdução: Maira Aparecida de Lima, Cristinne Leus Tomé e Lucio Jose Dutra Lord;

    Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Sociologia da Educação";

    Seção Entrevista: com a professora Ana Paula Hey, da Universidade de São Paulo, São Paulo - SP.

    Organizadores: Lucio Jose Dutra Lord e Cristinne Leus Tomé

    Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 13 de novembro de 2018.

  • História, Filosofia e Educação Matemática
    v. 9 n. 2 (2018)

    Seção Apresentação: pelo professor Fumikazu Saito, da Universidade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo - SP;

    Introdução: Andreia Dalcin e Elmha Coelho Martins Moura;

    Seção Artigos: produções dos membros e convidados do Grupo de Pesquisa "História, Filosofia e Educação Matemática";

    Seção Entrevista: com a professora Arlete de Jesus Brito, da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Rio Claro - SP.

    Organizadoras: Andréia Dalcin e Elmha Coelho Martins Moura

    Editor da EET: Lucio Jose Dutra Lord

    Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 12 de setembro de 2018.

  • Documentação Pedagógica: experiências com projetos
    v. 9 n. 1 (2018)

    Seção Apresentação: pela professora Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru - SP;

    Introdução: Ângela do Céu Ubaiara Brito, Bruna Fiori, Cristinne Leus Tomé e Rosangela da Costa Morais;

    Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Documentação Pedagógica: experiências com projetos";

    Seção Entrevista: com a professora Tizuko Morchida Kishimoto, da Universidade de São Paulo, São Paulo - SP.

    Organizadoras: Angela do Céu Ubaiara Brito e Cristinne Leus Tomé

    Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 05 de junho de 2018.

  • Caminhos no/para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em espaços escolares
    v. 8 n. 2 (2017)

    Seção Apresentação: pela professora Claudia Hilsdorf Rocha, da Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP;

    Introdução: Aline Sousa Oliveira, Cristinne Leus Tomé, Graciele Manfroi e Juliana Freitag Schweikart;

    Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Caminhos no/para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em espaços escolares";

    Seção Entrevista: com a professora Vera Lúcia Lopes Cristovão, da Universidade Estadual de Londrina, Londrina - PR.

    Organizadoras: Juliana Freitag Schweikart e Cristinne Leus Tomé

    Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 08 de dezembro de 2017.

  • Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática
    v. 8 n. 1 (2017)

    Seção Apresentação: pelo professor Attico Inacio Chassot, do Centro Universitário Metodista, Porto Alegre - RS;

    Introdução: Carla Roberta Zanin, Claudineia da Silva Cruz Mundel, Cristinne Leus Tomé, Eberson Paulo Trevisan e Jaquelí Calegari;

    Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática";

    Seção Entrevista: com a professora Irene Cristina de Mello, da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá - MT.

    Organizadores: Eberson Paulo Trevisan e Cristinne Leus Tomé

    Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 17 de julho de 2017.

  • Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas
    v. 7 n. 3 (2016)

    Seção Apresentação: pela professora Heloisa Salles Gentil, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres - MT;

    Introdução: Cristinne Leus Tomé, Joice Ribeiro da Silva, Rubiankelly da Cruz Cardoso Alves e Ivone Cella da Silva;

    Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas";

    Seção Entrevista: com a professora Ilma Ferreira Machado, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres - MT.

    Organizadoras: Ivone Cella da Silva e Cristinne Leus Tomé

    Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 12 de dezembro de 2016.

  • Formação de professores e desafios da escola no século XXI
    v. 7 n. 2 (2016)

    Seção Apresentação: pelo professor Felipe Gustsack, da Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul - RS;

    Introdução: Ana Carolina Danzer, Dóris Maria Luzzardi Fiss, Bruna dos Santos Evangelista, Cristinne Leus Tomé, Geisiele Gomes Camargos e Ricardo Gausmann Pfitscher;

    Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Formação de professores e desafios da escola no século XXI";

    Seção Entrevista: com o professor Silvio Donizetti de Oliveira Gallo, da Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP.

    Organizadores: Cristinne Leus Tomé, Dóris Maria Luzzardi Fiss e Ricardo Gausmann Pfitscher

    Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 17 de junho de 2016.

  • Universidades: desafios e perspectivas na contemporaneidade
    v. 7 n. 1 (2016)

    Seção Apresentação: pela professora Rosemary Roggero, da Universidade Nove de Julho, São Paulo - SP;

    Introdução: Ivanise Monfredini e José de Souza Neto;

    Seção Artigos: produções da comunidade com a temática "Universidades: desafios e perspectivas na contemporaneidade";

    Seção Entrevista: com o professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS.

    Organizadores: Ivanise Monfredini e José de Souza Neto

    Editor da EET: Lucio José Dutra Lord

    Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 04 de abril de 2016.

  • Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil
    v. 6 n. 4 (2015)

    Seção Apresentação: pela professora Tatiane Cosentino Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - SP;

    Introdução: Cristina Teodoro Trinidad, Cristinne Leus Tomé, Izabela Antônia Petroski e Mayane Riberio Espinosa Ormond;

    Seção Artigos: produções dos alunos do 8º semestre de Pedagogia;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil";

    Seção Entrevista: com a Excelentíssima Ministra Nilma Lino Gomes, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

    Organizadoras: Cristina Teodoro Trinidad e Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 11 de novembro de 2015.

  • Educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva
    v. 6 n. 3 (2015)

    Seção Apresentação: pela professora Ana Lúcia Goulart de Faria, da Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP;

    Introdução: Sandra Regina Simonis Richter e Irene Carrillo Romero Beber;

    Seção Artigos: produções da comunidade com a temática "Educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva";

    Seção Entrevista: com a professora Maria Carmen Silveira Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS.

    Organizadoras: Irene Carrillo Romero Beber e Sandra Regina Simonis Richter

    Editora da EET: Egeslaine de Nez

    Data de publicação: 25 de agosto de 2015.

  • Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências
    v. 6 n. 2 (2015)

    Seção Apresentação: pela professora Andreia Dalcin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS;

    Introdução: Cristinne Leus Tomé, Maria Aparecida Taveira Bispo, Poliana de Oliveira da Silva, Simone Bezerra da Motta e Thiélide Veronica da Silva Pavanelli Troian;

    Seção Artigos: produções dos alunos do 8º semestre de Pedagogia;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática “articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências";

    Seção Entrevista: com a professora Marta Maria Pontin Darsie, da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá - MT.

    Organizadoras: Cristinne Leus Tomé, Thiélide Veronica da Silva Pavanelli Troian e Poliana de Oliveira da Silva

    Data de publicação: 24 de junho de 2015.

  • Observatório da Educação: descrevendo as produções de conhecimento na relação universidade-escola
    v. 6 n. 1 (2015)

    Seção Apresentação: pela professora Lizete Maria Orquiza Carvalho, da Universidade Estadual Paulista, Bauru - SP;

    Introdução: Maria Elizabete Rambo Kochhann e Ana Maria Reis d'Azevedo Breda;

    Seção Artigos: produções da comunidade com a temática "Observatório de Educação";

    Seção Entrevista: com o professor Francislê Neri de Souza, da Universidade de Aveiro, Aveiro - Portugal.

    Organizadoras: Maria Elizabete Rambo Kochhann e Ana Maria Reis D’Azevedo Breda

    Data de publicação: 23 de abril de 2015.

  • Matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas
    v. 5 n. 4 (2014)

    Seção Apresentação: pela professora Claudete Inês Scroczynski, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop - MT;

    Introdução: Cristinne Leus Tomé e Lenir Guedes Alves;

    Seção Artigos: produções dos alunos do 8º semestre de Pedagogia;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas";

    Seção Entrevista: com o professor José Roberto Rus Perez, da Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP.

    Organizadoras: Lenir Guedes Alves e Cristinne Leus Tomé

    Data de publicação: 26 de novembro de 2014.

  • Estudos sobre Universidade
    v. 5 n. 3 (2014)

    Seção Apresentação: pela professora Rosani Sgari, da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo - RS;

    Introdução: Solange Maria Longhi, Elizabeth Diefenthaeler Krahe e Egeslaine de Nez;

    Seção Artigos: produções da comunidade com a temática "Estudos sobre Universidade";

    Seção Entrevista: com a professora Marília Costa Morosini, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS.

    Organizadora: Egeslaine de Nez

    Data de publicação: 07 de outubro de 2014.

  • Gestos de Leitura
    v. 5 n. 2 (2014)

    Seção Apresentação: pela professora Marieta Prata de Lima Dias, da Universidade Federal do Mato Grosso, Sinop - MT;

    Introdução: Tânia Pitombo de Oliveira, Cristinne Leus Tomé, Larissy Cristina Hoffman da Silva e Letícia Caroline Lopes;

    Seção Artigos: produções dos alunos do 7º semestre de Pedagogia;

    Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

    Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Gestos de Leitura";

    Seção Entrevista: com a professora Ana Maria Di Renzo, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres - MT.

    Organizadoras: Cristinne Leus Tomé, Janaína Lima Viana e Tânia Pitombo de Oliveira

    Data de publicação: 16 de julho de 2014.

  • O professor de inglês da escola pública como criador-de-sentidos
    v. 5 n. 1 (2014)

    Seção Apresentação: pela professora Ana Antônia de Assis-Peterson, da Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá - MT;

    Introdução: Leandra Ines Seganfredo Santos;

    Seção Artigos: produções da comunidade com a temática "O professor de inglês da escola pública como criador-de-sentidos";

    Seção Entrevista: com o professor Vanderlei José Zacchi, da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão - SE.

    Organizadoras: Ana Antônia de Assis-Peterson e Leandra Ines Seganfredo Santos

    Data de publicação: 02 de junho de 2014.

1-25 de 34