v. 15 n. 3 (2024): Educação Especial no Centro-Oeste brasileiro: políticas, formação e práticas

					Visualizar v. 15 n. 3 (2024): Educação Especial no Centro-Oeste brasileiro: políticas, formação e práticas

A 40ª edição da Revista Eventos Pedagógicos (v. 15, n. 3) apresenta o número regular intitulado “EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO: políticas, formação e práticas”, a qual tem, como objetivo, publicar pesquisas nas quais a Educação Especial se constitui como tema e objeto central de estudo, com foco na região Centro-Oeste brasileira.

Expediente e apresentação da edição: Washington Cesar Shoiti Nozu (UFGD) e Ralf Hermes Siebiger (Unemat).

Ensaio: de autoria de Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Pesquisa Pedagógica: composta por 17 artigos produzidos pelas acadêmicas concluintes da disciplina de Eventos Científicos de Metodologia de Pesquisa Educacional. Essa edição apresenta artigos produzidos no semestre letivo de 2024/2.

Resenha: contamos com um texto, de autoria de Rosângela Lopes Borges.

Tema em Pauta: composta por 22 artigos, produzidos por pesquisadores que se debruçaram sobre pesquisas, reflexões e debates nas quais a Educação Especial se constitui como tema e objeto central de estudo, com foco na região Centro-Oeste brasileira.

Entrevista: realizada com a Profa. Dra. Alexandra Ayach Anache, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Editor associado: Washington Cesar Shoiti Nozu (UFGD).

Editor gerente: Ralf Hermes Siebiger (Unemat).

Data de publicação: 23 de dezembro de 2024.

Publicado: 23-12-2024

Expediente e apresentação da edição

  • Expediente e apresentação da edição - v. 15, n. 3

    Washington Cesar Shoiti Nozu, Ralf Hermes Siebiger
    946-965
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13149

Ensaio

  • EDUCAÇÃO ESPECIAL um campo de conhecimento em formação

    Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
    966-972
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13146

Pesquisa Pedagógica

  • AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E OS OBSTÁCULOS DO PROFESSOR FRENTE AO TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR

    Aline Aparecida Damazio de Oliveira
    973-982
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13169
  • LITERATURA ÉTNICO RACIAL uma perspectiva de alfabetização

    Aline Cruz Landim
    983-990
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13168
  • A LITERATURA INFANTIL o imaginário social e representação de mundo no espaço pedagógico de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental

    Ana Julya de Oliveira Rieger
    991-1001
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13170
  • MULHERES QUE NÃO AGRADAM

    Bruna Ribeiro Navarro Zanato
    1002-1010
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.11983
  • ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN um estudo de caso

    Camila Andrade Tarlei de Assunção
    1011-1019
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13174
  • A CRIANÇA COM TEA E O SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    Camila Pereira Santos Andrade
    1020-1029
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13171
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Daniela Ketlin Korbes
    1030-1039
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13172
  • REFLEXÕES PEDAGÓGICAS VOLTADAS AOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

    Dyanne Karine Araújo
    1040-1048
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13173
  • DESAFIOS DA INCLUSÃO JUNTO AO PROFESSOR E ALUNO COM DEFICIENCIA

    Elizangela Oliveira da Silva
    1049-1057
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12602
  • A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES SOCIOAFETIVAS POR MEIO DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Emanuele Thaís Adam
    1058-1067
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13175
  • OS EFEITOS DO ASSÉDIO MORAL PARA A VIDA ACADÊMICA

    Izamara Oliveira Mendes
    1068-1078
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13176
  • JOGOS EDUCATIVOS potencializando a alfabetização

    Júlia Mendes Silva
    1079-1087
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13177
  • O TRABALHO DOCENTE E A SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Juliana Cavalcante Trevisan
    1088-1097
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13178
  • A LIBRAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: mediações pedagógicas inclusivas e ações curriculares

    Natália Rosas Bregolato
    1098-1104
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13180
  • TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ambientes e desafios

    Paline Bionda Wnuk Boeno
    1105-1114
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13181
  • FORMAÇÃO PARA A INCLUSÃO desafios e práticas para professores que atendem alunos surdos

    Rebeca Fernandes Amaro Silva
    1115-1125
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13182
  • ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Talita Alves Marciano
    1126-1135
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13183

Tema em Pauta

  • INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ESPAÇO FORMATIVO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA

    Márcio Urel Rodrigues, Paulo Marcos Ferreira Andrade, Acelmo de Jesus Brito, Maria Elizabete Rambo Kochhann
    1142-1162
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.11625
  • CONCEPÇÕES DE MEMBROS DO NAPNE E DOCENTES DO IFMS formação, permanência, desafios e conquistas do público da educação especial

    Jaqueline Zanotti Dalmonech, Andressa Santos Rebelo
    1163-1181
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12485
  • OS SABERES PEDAGÓGICOS DO DOCENTE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE SALA DE RECURSOS GENERALISTA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

    Sintia Matias Gontijo, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
    1182-1194
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12519
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO PANDÊMICO enfrentamentos no retorno às aulas presenciais em Corumbá-MS

    Shirley de Oliveira Ramalho, Barbara Amaral Martins
    1195-1211
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12636
  • PERSPECTIVA DOS DOCENTES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE GOIÁS

    Reila Campos Guimarães de Araújo, Calixto Júnior de Souza, Valquíria Coelho Pina Paulino
    1212-1224
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12666
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REGIÃO CENTRO-OESTE BRASILEIRA o que mostram os censos escolares da última década?

    Siomara Cristina Broch, Eliane Quincozes Porto
    1225-1241
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12756
  • PROFESSOR DE APOIO EM GOIÁS precarização na oferta de serviços de apoio à inclusão nas classes comuns

    Celsineide Mendes de Moura, Wanessa Ferreira Borges
    1242-1260
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12757
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA desafios e práticas na formação de professores em São Luís de Montes Belos, Goiás

    Edson Ferreira Alves, Fernanda Maria Siqueira Tavares, Valdimeire Rodrigues da Silva Oliveira
    1261-1281
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12760
  • ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL tendências temáticas predominantes

    Selma Regina Gomes, Marlene Barbosa de Freitas Reis
    1282-1302
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12765
  • POLÍTICA AFIRMATIVA DE RESERVA DE VAGAS NA PÓS-GRADUAÇÃO pessoas com deficiência em destaque

    Carina Elisabeth Maciel, Luciana Lopes Ferreira Correa, Tatiane Lima
    1303-1318
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12803
  • INCLUSÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA apontamentos sobre organização do trabalho didático

    Celi Corrêa Neres, Paulo Cezar Rodrigues dos Santos
    1319-1340
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12808
  • HISTÓRIAS DE VIDA PESSOAL E ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE

    Fabricia Lidiane Camilo Pedroso, Ivone Jesus Alexandre
    1341-1354
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12811
  • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM GOIÁS a Educação Especial em foco

    Juliany Alves Castro, Maria Marta Lopes Flores
    1355-1377
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12812
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO uma análise dos planos educacionais

    Paula Diana Moraga Garrido, Edvonete Souza de Alencar
    1378-1391
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12813
  • A AGENDA DE PESQUISAS DO GEPES/UFGD SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MATO GROSSO DO SUL

    Morgana de Fátima Agostini Martins, Kaio da Silva Barcelos
    1392-1403
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12814
  • INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA a colaboração nas práticas pedagógicas

    Laura Sousa Assis, Aline Maira da Silva
    1404-1418
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12815
  • O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DO DISTRITO FEDERAL

    Loyane Guedes Santos Lima
    1419-1428
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12816
  • TERMINALIDADE ESPECÍFICA produções textuais do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul

    Vincent Pardo Borges Freitas, Washington Cesar Shoiti Nozu
    1429-1445
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12822
  • O DISCURSO SOBRE A ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA produção científica da região Centro-Oeste (2015-2023)

    Daniel Mendes da Silva Filho, Eladio Sebastián Heredero
    1446-1457
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12826
  • CENTROS DE ATENDIMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL condições de oferta educativa

    Karolinne Santos de Aguiar Paz, Regina Tereza Cestari de Oliveira
    1458-1475
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12831
  • O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS SURDOS NO MS a questão linguística

    Luciana Lopes Coelho, Marilda Moraes Garcia Bruno
    1476-1491
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12838
  • EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO A ACESSIBILIDADE

    Reinaldo dos Santos, Luana Almeida Ayala, Jaqueline Machado Vieira
    1492-1510
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12839

Resenhas

  • Pesquisas em Educação Especial no Centro-Oeste Brasileiro

    Rosângela Lopes Borges
    1136-1141
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13147

Entrevista

  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva diálogos com Alexandra Ayach Anache

    Alexandra Ayach Anache, Washington César Shoiti Nozu
    1511-1517
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13148