v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática

					Visualizar v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática

Seção Apresentação: pelo professor Attico Inacio Chassot, do Centro Universitário Metodista, Porto Alegre - RS;

Introdução: Carla Roberta Zanin, Claudineia da Silva Cruz Mundel, Cristinne Leus Tomé, Eberson Paulo Trevisan e Jaquelí Calegari;

Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática";

Seção Entrevista: com a professora Irene Cristina de Mello, da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá - MT.

Organizadores: Eberson Paulo Trevisan e Cristinne Leus Tomé

Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 17 de julho de 2017.

Publicado: 17-07-2017

Entrevista

Expediente

  • Expediente - Sumário

    Cristinne Leus Tomé
    01-09
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9980

Apresentação

  • Formação de professores no ensino de Ciências e Matemática

    Attico Inacio Chassot
    10-31
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9887

Introdução

  • Introdução

    Carla Roberta Zanin, Claudineia da Silva Cruz Mundel, Cristinne Leus Tomé, Eberson Paulo Trevisan, Jaquelí Calegari
    32-41
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9978

Seção Artigos

  • O multiletramento na alfabetização

    Ana Paula Rocha
    42-53
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9956
  • Alfabetização e letramento na sala de reforço

    Carla Roberta Zanin
    54-69
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9945
  • As relações entre teoria e prática vivenciada pelos bolsitas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia

    Caroline Perin Costa
    70-83
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9946
  • A indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental: um desafio nas escolas municipais de Sinop

    Claudinéia da Silva Cruz Mundel
    84-93
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9943
  • O lúdico na educação infantil: uma forma de educar

    Deyse Mayara Gomes Epifânio
    94-106
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9950
  • Trabalho e educação: contradições na vida de jovens e adultos na EJA

    Jaquelí Calegari
    107-121
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9940
  • A leitura no processo de ensino do aluno

    Kléia Taglieber Monte
    122-133
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9939
  • A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino

    Luciene Rosa Silva
    134-147
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9942
  • O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa: percepções e práticas de professores alfabetizadores participantes

    Margarete de Oliveira Pinto Salvador
    148-158
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9952
  • Desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização

    Marilda Luíza Ramos da Costa
    159-172
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9951
  • A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada

    Pamela Carla Firmino da Silva Quintana
    173-189
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9948
  • Artes plásticas na educação infantil

    Priscila Ferreira de Andrade
    190-206
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9947
  • A arte de contar histórias na educação infantil

    Rosanice Sato Lima Sirqueira da Silva
    207-223
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9953
  • A sexualidade na educação infantil

    Rosicléia Reis Garcia
    224-239
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9949
  • Os jogos e as brincadeiras: contribuições para o desenvolvimento das crianças

    Suzana Maria da Cruz
    240-255
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9944
  • Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço

    Vanessa de Souza Vieira
    256-271
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9954
  • A pedagogia e suas dimensões para o mercado de trabalho: formando pedagogos com foco na Pedagogia Empresarial na UNEMAT, Câmpus de Sinop-MT

    Vanessa Sousa Rodrigues
    272-288
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9941
  • Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA) na escola municipal Selvino Damian Preve em Santa Carmem, Mato Grosso

    Veridiana de Araújo Sobrinho
    289-305
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9955

Seção Resumos

Seção Livre

  • Formação docente no Curso Normal de Jequié: algumas considerações

    Cleide Selma Pereira Santos, Janice Cassia Lando
    349-374
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9916
  • Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis

    Edson Pereira Barbosa, Mazílio Coronel Malavazi
    375-400
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9919
  • A resolução de problemas na formação inicial de professores de matemática

    Elizabeth Quirino Azevedo, Lourdes de la Rosa Onuchic
    401-423
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9925
  • Uma análise das abordagens sobre saberes docentes no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciência: contribuições para a formação docente em Ciências e Matemática

    Jackelyne Souza Medrado, Endrigo Antunes Martins
    424-442
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9915
  • Ensino de Física e a teoria dos registros de representação semiótica: identificando problemas de aprendizagem de conteúdos matemáticos

    Jean Cleber Batista Soares, Eberson Paulo Trevisan
    443-468
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9905
  • A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação

    Lorenna Cardoso Rezende, Alvaro Carlos Galdos-Riveros
    469-480
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9917
  • A reflexão crítica para vencer os anseios em sala de aula: impasses do pensamento reflexivo

    Luan de Oliveira Zandoná, Andréa Inês Goldschmidt
    481-506
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9922
  • Interdisciplinaridade no ensino de Física: algumas discussões

    Rosana Amorim, Roseli Adriana Blümke Feistel
    507-533
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9921
  • A discalculia no ensino de matemática: refletindo sobre a percepção de profissionais da educação básica do município de Sinop em relação a esse transtorno e sobre aspectos de sua formação

    Solange Aparecida Almeida, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan
    552-573
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9907
  • Ressignificando as abordagens de equações do segundo grau: uma raiz negativa, um problema, uma possibilidade

    Simone Simionato dos Santos Laier, Elisangela Dias Brugnera
    534-551
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9924