Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis

Autores

  • Edson Pereira Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT.
  • Mazílio Coronel Malavazi Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9919

Resumo

Este artigo analisa uma experiência didática a respeito do cálculo de distâncias inacessíveis com alunos do primeiro ano de um curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática. Adota uma perspectiva metodológica qualitativa para a construção dos dados de pesquisa, apresentar e discutir, com base no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e na ideia de contextuação, as soluções produzidas pelos alunos para o problema do cálculo de distâncias inacessíveis. Ao final, tece considerações a respeito dos significados negociados e sobre a prática interdisciplinar na formação inicial de professores.

Palavras-chave: interdisciplinaridade; formação de professores; geometria; trigonometria; contextualização.

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Biografia do Autor

Edson Pereira Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT.

Licenciado em Matemática pela Parcelas/UNEMAT, Mestre em Educação pelo IE/UFMT, Doutor em Educação Matemática no IGCE da UNESP/ Rio Claro. Docente do ICNHS da UFMT/Sinop. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências Naturais e Matemática (GECINMAT).

Mazílio Coronel Malavazi, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS), Sinop, Mato Groso, Brasil.

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Publicado

17-07-2017

Como Citar

Barbosa, E. P., & Malavazi, M. C. (2017). Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis. Eventos Pedagógicos, 8(1), 375–400. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9919