v. 15 n. 2 (2024): Diversidade étnico-racial na educação básica e superior: contextos, práticas e perspectivas

					Visualizar v. 15 n. 2 (2024): Diversidade étnico-racial na educação básica e superior: contextos, práticas e perspectivas

A 39ª edição da Revista Eventos Pedagógicos (v. 15, n. 2) apresenta o número regular intitulado “DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: contextos, práticas, e perspectivas”, a qual tem, como objetivo, divulgar pesquisas, reflexões e debates em que a Educação para a diversidade étnico racial e seus princípios se constituem como tema e objeto central de estudo, contemplando as seguintes perspectivas: a) práticas, dimensões e perspectivas da Educação para a diversidade étnico racial na Educação Básica e Superior; b) estudos sobre epistemologias relacionadas à raça e etnia; c) políticas públicas para a diversidade étnico racial.

Expediente e apresentação da edição: Ivone Jesus Alexandre, Ivanilde Apoluceno de Oliveira e Ralf Hermes Siebiger.

Pesquisa Pedagógica: composta por 18 artigos produzidos pelas acadêmicas matriculadas na disciplina de Eventos Científicos de Metodologia de Pesquisa Educacional. Essa edição apresenta artigos produzidos nos semestres letivso de 2023/2 e 2024/1.

Resumos: contamos com um trabalho, de autoria de Marleide Lima de Brito Sousa.

Tema em Pauta: composta por 25 artigos produzidos por pesquisadores que se debruçaram sobre pesquisas, reflexões e debates em que a Educação para a diversidade étnico racial e seus princípios se constituem como tema e objeto central de estudo.

Entrevista: realizada com a Profa. Dra. Ana D’Arc Martins de Azevedo, docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Editoras associadas: Ivone Jesus Alexandre e Ivanilde Apoluceno de Oliveira.

Editor-gerente: Ralf Hermes Siebiger.

Data de publicação: 31 de julho de 2024.

Publicado: 31-07-2024

Expediente e apresentação da edição

  • Expediente e apresentação da edição v. 15, n. 2, jun./jul. 2024

    Ivone Jesus Alexandre, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Ralf Hermes Siebiger
    213-233
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12752

Pesquisa Pedagógica

  • CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS

    Ana Paula da Silva
    234-242
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12599
  • A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NAS REUNIÕES ESCOLARES

    Cintia de Souza Ita
    243-252
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12600
  • DESAFIOS DA INCLUSÃO: experiências de surdos no mercado de trabalho

    Eduarda Ramos da Silva
    253-262
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12601
  • O ESPAÇO QUE AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS OCUPAM NO ENSINO o preconceito linguístico no ambiente escolar

    Emanuelle Fontinele da Silva
    263-272
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11970
  • CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM: proposta de intervenção com oficina de criação de jogos utilizando materiais reciclados

    Gustavo Duarte Costa
    273-282
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12604
  • AS PRÁXIS ALIMENTARES NA EDUCAÇÃO

    Isabela Vitória Ferreira Borchers
    283-291
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12605
  • A HISTÓRIA DE VIDA DA FAMÍLIA NUM CONTEXTO ESCOLAR: narrativas que revelam reflexos das experiências passadas na produção das vivências atuais

    Jéssica Velozo da Silva
    292-301
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12607
  • A CRIANÇA GAY NA ESCOLA a relação de professor-aluno com a criança que não se encaixa

    João Paulo da Silva
    302-310
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11982
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS 1° E 2° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Johanna Severina Mendes da Silva
    311-320
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12608
  • BULLYING: a importância das intervenções metodológicas

    Kalita Luana Noronha da Fonseca
    321-329
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12615
  • PERSPECTIVAS DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Karolyne Pinheiro da Silva Teixeira
    330-339
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12616
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM SUA PRATICA DENTRO DA SALA DE AULA

    Marly Paiva Rodrigues
    340-348
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12617
  • O LÚDICO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM um estudo a partir do estágio curricular supervisionado em uma escola pública de Sinop-MT

    Nádia Kariny Costa
    349-358
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11978
  • A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NO AMBIENTE CORPORATIVO: revisão de estudos e perspectivas

    Natalliê Aparecida Alves de Oliveira
    359-366
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12620
  • ANSIEDADE como afeta na aprendizagem na vida acadêmica?

    Pamela Lunardi Carmona
    367-374
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11979
  • RELAÇÕES PEDAGÓGICAS COM A MÚSICA

    Roseli Tietz Ferreira
    375-384
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12621
  • REINVENTANDO A EDUCAÇÃO JUNTO À TECNOLOGIA: novas abordagens metodológicas

    Thais Aguiar dos Santos
    385-393
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12622
  • JOGOS PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DA MATEMATICA

    Wingledy Thais da Silva Castro
    394-403
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12623

Resumos

  • O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NO COLÉGIO ESTADUAL LUIZ NAVARRO DE BRITO EM ALAGOINHAS-BA

    Marleide Lima de Brito Sousa
    404-405
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11867

Tema em Pauta

  • PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: Práticas do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

    Amalia Cardona Leites, Carlos Bartel
    406-413
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12032
  • TEATRO DO OPRIMIDO NA ESCOLA cenas curtas na luta contra o racismo

    Anderson Gomes dos Santos, Maria Janailma Barbosa da Silva Tavares
    414-431
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11714
  • O FENÔMENO DA BRANQUITUDE E A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL algumas reflexões

    Carlos José Moura de Carvalho, Jorge Luiz Marques de Moraes
    432-445
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12040
  • O LUGAR DA MULHER NEGRA NA ACADEMIA, INTERSECCIONALIDADES E (RE)EXISTÊNCIAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

    Cinthia Raquel de Souza, Elenilton Vieira Godoy
    446-461
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12034
  • SOBRE NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: mulheres negras docentes no ensino superior e o estado do conhecimento

    Cristiane Barbosa Soares, Fabiane Ferreira da Silva
    462-476
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12095
  • TAMBOR DE MINA: buscando frestas para uma educação estética e antirracista no Ensino Médio

    Daniely Meireles do Rosário, Francisco Ewerton Almeida dos Santos
    477-487
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12092
  • O PANORAMA DOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03 E SUAS RESSONÂNCIAS PARA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

    Dilmar Luiz Lopes, Adriana da Silva Pinto
    488-500
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12102
  • A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma contação de história com a obra “O Pequeno Príncipe Preto”

    Francisca Joilsa da Silva, Kivia Pereira Queiroz, Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra
    501-518
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12077
  • A CRIAÇÃO DE COMUNIDADES PEDAGÓGICAS COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA educação para além do capital e um método de contrainternalização

    Henrico dos Santos Iturriet
    519-534
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11968
  • QUEM PODE FALAR? LINGUAGEM, RAÇA E PODER conhecimento e o mito do universal, da objetividade e da neutralidade, em ‘Memórias da Plantação’, de Grada Kilomba

    Igor Diniz Pereira, Elisângela Lorena Liberatti
    535-551
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11919
  • O CONTEXTO FORMATIVO DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESCOLAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS entre debates e possibilidades pedagógicas

    Janice da Silva Pacheco, Sebastião Rodrigues-Moura
    552-567
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11593
  • INSURGÊNCIAS SUBJETIVAS NAS UNIVERSITAS vivência acadêmica de mulheres negras estudantes de psicologia

    Karin Juliana Daffinyn da Silva, Adolfo Pizzinato
    568-588
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12002
  • EDUCAÇÃO INDÍGENA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CENÁRIO DA PANDEMIA

    Laleska Leticia Falico, Rosely Aparecida Romanelli
    589-607
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12093
  • REVISÃO SISTEMÁTICA pesquisas nacionais sobre currículo e formação inicial em licenciatura em ciências biológicas e a educação para as relações étnico-raciais (2018-2023)

    Lucas Santiago dos Santos, Maria Rosa Chitolina, Maria Catarina Chitolina Zanini
    608-628
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11873
  • FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO ANTIRRACISTA uma experiência transregional

    Aline de Oliveira Silva, Luciene Reis Silva
    629-650
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12096
  • LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO EM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS contribuições de uma educação antirracista frente aos 20 anos da Lei 10.639/2003

    Madjiguene Rodrigues Rangel, Gabriela Rodrigues Noal, Cadidja Coutinho
    651-668
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12099
  • DIÁLOGO DECOLONIAL NO ENSINO DE ARTE Maxwell Alexandre e Moisés Patrício na sala de aula

    Marcelino Euzebio Rodrigues, André Dias Pires
    669-685
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12039
  • PARA “SER COMO UM RIO” notas sobre a literatura indígena como espaço de alteridade epistemológica

    Marcelo Cizaurre Guirau, Priscila Hanako Ishy de Magalhaes
    686-699
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11880
  • INCLUSÃO E DESIGUALDADE RACIAL percepção de estudantes de Publicidade e Propaganda sobre o protagonismo negro na comunicação

    Marcio Giusti Trevisol, Gabriel Rodrigues Pegoraro, Davi Alexandre Schoenardie
    700-714
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12058
  • CENTRO DE CULTURAS INDÍGENAS DA UFSCAR desafios, lutas e anúncios da presença/ausência indígena na universidade

    Marcos José de Aquino Pereira, Jocimara Braz de Araújo Pataxó
    715-731
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12101
  • REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL perfil dos alunos do Instituto Federal Farroupilha em 2023

    Rogéria Fatima Madaloz , Joice Nara Silva, Sirlei de Lourdes Lauxen
    732-746
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12100
  • A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E A TEMÁTICA SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL um estado da arte (2016-2024)

    Rosemar Eurico Coenga, Diego Aureliano da Silva
    747-759
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12098
  • EMPRETECIMENTO, SULEAMENTO E ENDOGENAMENTO DE ESPAÇOS E CONHECIMENTOS COMO CAMINHOS PARA A DESCOLONIZAÇÃO EPISTÊMICA

    Sónia André
    760-774
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11857
  • DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INTEGRAÇÃO CURRICULAR DA LEI 10.639/2003 uma análise do curso de Pedagogia diurno da Universidade Federal de Pelotas

    Tainá Melo Silveira
    775-790
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12097
  • EGRESSOS NEGROS E BRANCOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR diferenças e semelhanças latentes

    Vera Lucia Felicetti, Evaldo Luis Pauly
    791-805
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11560

Entrevista

  • DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: CONTEXTOS, PRÁTICAS ESCOLARES E PERSPECTIVAS

    Ana D’Arc Martins de Azevedo, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    806-810
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12750