Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10127Resumo
Este artigo teve como objetivo principal conhecer como o Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) é percebido pelos professores e qual é o prejuízo para a aprendizagem do aluno. Os dados foram coletados por meio de questionários e observações do trabalho em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental. Os fundamentos teóricos foram embasados nos autores Ana Beatriz Barbosa Silva e Paulo Mattos. Conclui-se que o Transtorno de Déficit de Atenção é pouco conhecido e muitas vezes confundido entre os professores, por suas características esse aluno não chama a atenção, sendo necessário um olhar diferenciado para compreender e adotar metodologias adequadas.
Palavras-chave: ensino fundamental; transtorno de déficit de atenção; dificuldade de aprendizagem.
Downloads
Referências
DIAS, Maria Angélica Dornelles. Inclusão: Operacionalização de uma Aprendizagem Cooperativa. In: EAD – Tecnologia Pedagógica e Formação Continuada. Sinop: ed. UNEMAT, 2011. apud SILVA, da Soeli Batista. PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TDAH.2012.
FIORE, Ana Cristina Leite Ferraz. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em co-morbidade com o fracasso escolar – Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2007. Dissertação.
MATTOS, Paulo. No mundo da Lua: perguntas e respostas sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. 4. ed. São Paulo: Lemos editorial, 2005.
PANTOJA, D. O Processo de Aprendizagem: A Construção do Conhecimento. In: WAJNSZTEJN, R. Dificuldades escolares: um dessa fio superável. São Paulo: Editora Ártemis, 2005
PROFESSORA 1.Professora 1:depoimento [maio. [2018]. Entrevistadora :Sandra Regina dos Santos. Sinop, 2018. [2 f ] Questionário concedido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Transtorno de Déficit De Atenção (TDA):
Implicações na Aprendizagem e o Que Dizem Os Professores
PROFESSORA 2.Professora 2:depoimento [maio. [2018]. Entrevistadora :Sandra Regina dos Santos. Sinop, 2018.[2 f ] Questionário concedido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Transtorno de Déficit De Atenção (TDA):
Implicações na Aprendizagem e o Que Dizem Os Professores
SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
______, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas [livro eletrônico]: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro – Objetiva 2010.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
TIBA, Içami. Quem Ama Educa! Formando Cidadãos Éticos. São Paulo: Integrare Editora, 2007.
ARAUJO, Monica. SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Revista Digital - Buenos Aires - Ano 9 - N° 62 - Julho de 2003. Disponível em http://www.efdeportes.com/. Acessado em: 28 jun. 2018.
CABRAL, Sérgio B. e CORREIA Katia B.S. Transtorno Déficit de Atenção com Hiperatividade: TDAH. Disponível em https://tdah.org.br/cartilhas-da-abda Acesso em 19 set 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.