Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores

Autores

  • Sandra Regina dos Santos UNEMAT - FAEL - Curso de Pedagogia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10127

Resumo

Este artigo teve como objetivo principal conhecer como o Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) é percebido pelos professores e qual é o prejuízo para a aprendizagem do aluno. Os dados foram coletados por meio de questionários e observações do trabalho em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental. Os fundamentos teóricos foram embasados nos autores Ana Beatriz Barbosa Silva e Paulo Mattos. Conclui-se que o Transtorno de Déficit de Atenção é pouco conhecido e muitas vezes confundido entre os professores, por suas características esse aluno não chama a atenção, sendo necessário um olhar diferenciado para compreender e adotar metodologias adequadas.

Palavras-chave: ensino fundamental; transtorno de déficit de atenção; dificuldade de aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DIAS, Maria Angélica Dornelles. Inclusão: Operacionalização de uma Aprendizagem Cooperativa. In: EAD – Tecnologia Pedagógica e Formação Continuada. Sinop: ed. UNEMAT, 2011. apud SILVA, da Soeli Batista. PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TDAH.2012.

FIORE, Ana Cristina Leite Ferraz. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em co-morbidade com o fracasso escolar – Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2007. Dissertação.

MATTOS, Paulo. No mundo da Lua: perguntas e respostas sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. 4. ed. São Paulo: Lemos editorial, 2005.

PANTOJA, D. O Processo de Aprendizagem: A Construção do Conhecimento. In: WAJNSZTEJN, R. Dificuldades escolares: um dessa fio superável. São Paulo: Editora Ártemis, 2005

PROFESSORA 1.Professora 1:depoimento [maio. [2018]. Entrevistadora :Sandra Regina dos Santos. Sinop, 2018. [2 f ] Questionário concedido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Transtorno de Déficit De Atenção (TDA):

Implicações na Aprendizagem e o Que Dizem Os Professores

PROFESSORA 2.Professora 2:depoimento [maio. [2018]. Entrevistadora :Sandra Regina dos Santos. Sinop, 2018.[2 f ] Questionário concedido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Transtorno de Déficit De Atenção (TDA):

Implicações na Aprendizagem e o Que Dizem Os Professores

SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

______, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas [livro eletrônico]: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro – Objetiva 2010.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TIBA, Içami. Quem Ama Educa! Formando Cidadãos Éticos. São Paulo: Integrare Editora, 2007.

ARAUJO, Monica. SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Revista Digital - Buenos Aires - Ano 9 - N° 62 - Julho de 2003. Disponível em http://www.efdeportes.com/. Acessado em: 28 jun. 2018.

CABRAL, Sérgio B. e CORREIA Katia B.S. Transtorno Déficit de Atenção com Hiperatividade: TDAH. Disponível em https://tdah.org.br/cartilhas-da-abda Acesso em 19 set 2018.

Downloads

Publicado

13-11-2018

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores. (2018). Eventos Pedagógicos, 9(3), 1117-1132. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10127