Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10127Resumo
Este artigo teve como objetivo principal conhecer como o Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) é percebido pelos professores e qual é o prejuízo para a aprendizagem do aluno. Os dados foram coletados por meio de questionários e observações do trabalho em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental. Os fundamentos teóricos foram embasados nos autores Ana Beatriz Barbosa Silva e Paulo Mattos. Conclui-se que o Transtorno de Déficit de Atenção é pouco conhecido e muitas vezes confundido entre os professores, por suas características esse aluno não chama a atenção, sendo necessário um olhar diferenciado para compreender e adotar metodologias adequadas.
Palavras-chave: ensino fundamental; transtorno de déficit de atenção; dificuldade de aprendizagem.
Downloads
Referências
DIAS, Maria Angélica Dornelles. Inclusão: Operacionalização de uma Aprendizagem Cooperativa. In: EAD – Tecnologia Pedagógica e Formação Continuada. Sinop: ed. UNEMAT, 2011. apud SILVA, da Soeli Batista. PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TDAH.2012.
FIORE, Ana Cristina Leite Ferraz. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em co-morbidade com o fracasso escolar – Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2007. Dissertação.
MATTOS, Paulo. No mundo da Lua: perguntas e respostas sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. 4. ed. São Paulo: Lemos editorial, 2005.
PANTOJA, D. O Processo de Aprendizagem: A Construção do Conhecimento. In: WAJNSZTEJN, R. Dificuldades escolares: um dessa fio superável. São Paulo: Editora Ártemis, 2005
PROFESSORA 1.Professora 1:depoimento [maio. [2018]. Entrevistadora :Sandra Regina dos Santos. Sinop, 2018. [2 f ] Questionário concedido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Transtorno de Déficit De Atenção (TDA):
Implicações na Aprendizagem e o Que Dizem Os Professores
PROFESSORA 2.Professora 2:depoimento [maio. [2018]. Entrevistadora :Sandra Regina dos Santos. Sinop, 2018.[2 f ] Questionário concedido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Transtorno de Déficit De Atenção (TDA):
Implicações na Aprendizagem e o Que Dizem Os Professores
SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
______, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas [livro eletrônico]: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro – Objetiva 2010.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
TIBA, Içami. Quem Ama Educa! Formando Cidadãos Éticos. São Paulo: Integrare Editora, 2007.
ARAUJO, Monica. SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Revista Digital - Buenos Aires - Ano 9 - N° 62 - Julho de 2003. Disponível em http://www.efdeportes.com/. Acessado em: 28 jun. 2018.
CABRAL, Sérgio B. e CORREIA Katia B.S. Transtorno Déficit de Atenção com Hiperatividade: TDAH. Disponível em https://tdah.org.br/cartilhas-da-abda Acesso em 19 set 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.