v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação

					Visualizar v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação

Seção Apresentação: pela professora Clarissa Eckert Baeta Neves, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS;

Introdução: Maira Aparecida de Lima, Cristinne Leus Tomé e Lucio Jose Dutra Lord;

Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Sociologia da Educação";

Seção Entrevista: com a professora Ana Paula Hey, da Universidade de São Paulo, São Paulo - SP.

Organizadores: Lucio Jose Dutra Lord e Cristinne Leus Tomé

Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 13 de novembro de 2018.

Publicado: 13-11-2018

Entrevista

  • Questões acerca da Sociologia da Educação no Brasil – Uma entrevista com Ana Paula Hey

    Luísa Helena Marques de Fazio
    1280-1304
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10136

Expediente

  • Expediente - Sumário

    Cristinne Leus Tomé
    855-863
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10167

Apresentação

  • Atualidade e relevância da sociologia da educação em tempos contemporâneos

    Clarissa Eckert Baeta Neves
    864-870
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10132

Introdução

  • Introdução

    Maira Aparecida de Lima, Cristinne Leus Tomé, Lucio Jose Dutra Lord
    871-878
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10137

Seção Artigos

  • Violência nas escolas: um desafio para o professor

    Ana Claudia Fernandes Ramos
    879-892
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10129
  • A importância da prática pedagógica no desenvolvimento da criança na educação infantil

    Anna Tayná Pereira de Assis
    893-907
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10116
  • A integração escola-família no desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos

    Bianca Carolina de Almeida Barros
    908-923
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10121
  • Uma reflexão sobre disciplina na educação infantil

    Cleonice de Oliveira
    924-934
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10125
  • Uma análise sobre as discussões de gênero no curso de pedagogia

    Flávia Natayane dos Santos Lins
    935-945
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10130
  • Bullying nos anos escolares iniciais: as consequências no rendimento escolar do educando

    Gabriely Talita Pedrolo
    946-957
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10112
  • O pedagogo e a astronomia básica: relatos de professoras

    Ismael Pinheiro Lopes
    958-972
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10128
  • A ação docente na prevenção ao abuso sexual infantil

    Jeciane Ribeiro da Silva
    973-986
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10118
  • As relações de gênero e a docência masculina na educação infantil

    Jordiel Pereira da Silva
    987-1001
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10126
  • A dialogicidade na construção do educador-educando e os desafios à escola meritocrática

    Keila Mara da Costa e Silva
    1002-1017
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10120
  • As relações afetivas e a prática escolar na formação psíquica na infância

    Letícia Almeida Bazeleski
    1018-1030
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10122
  • O olhar do professor com relação dos jogos e brincadeiras na educação infantil

    Luci Aparecida da Silva
    1031-1041
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10114
  • A participação docente no processo de desenvolvimento da socialização e interação entre as crianças na educação infantil

    Maira Aparecida de Lima
    1042-1053
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10131
  • Abuso sexual no contexto familiar: enfrentar é preciso

    Maria José da Silva
    1054-1065
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10109
  • Prática da leitura em sala de aula

    Marinilda Nunes de Oliveira
    1066-1076
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10138
  • Sexualidade e os desafios e perspectivas do trabalho pedagógico no âmbito escolar: papel do professor como agente da transformação

    Monica Machado dos Santos
    1077-1091
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10106
  • Conflito na escola

    Priscila Vilena Lisboa Silva
    1092-1103
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10107
  • Interação na educação infantil

    Roseni Fernandes de Oliveira Penteado
    1104-1116
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10115
  • Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores

    Sandra Regina dos Santos
    1117-1132
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10127
  • A formação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

    Solange do Nascimento Santos Silva
    1133-1144
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10108
  • A didática na educação infantil: a relação entre o educar e o cuidar nas práticas pedagógicas de acolhimento as crianças

    Tatiana Mezone Gladki Petrenko
    1145-1160
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10123
  • A didática no Curso de Pedagogia: a identidade do professor

    Tuany da Cruz Divino
    1161-1172
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10110
  • Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso

    Zilma da Rocha Gusmão
    1173-1186
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10119

Seção Resumos

  • Pedagogia da alternância: práticas de letramentos em uma escola família agrícola brasileira

    Cícero da Silva
    1187-1189
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10103
  • PIBID: um estudo sobre suas contribuições para o processo formativo de alunos de licenciatura em matemática da PUC-SP

    Douglas da Silva Tinti
    1190-1191
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10133
  • Ensino de ciências: a prática pedagógica e a alfabetização científica no ensino fundamental I

    Gisele Carvalho Lomeu
    1192-1194
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10089
  • A poesia futurista de Álvaro de Campos

    Gisele Franciane Belisário Fagundes
    1195-1196
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10104
  • Pavimentações do plano: um estudo com professores de matemática e arte

    Marli Regina dos Santos
    1197-1198
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10135

Seção Livre

  • Omnilateralidade e a formação social do sujeito: desafios e perspectivas laborais para a sociologia da educação

    Edvaldo Sant`Ana Lourenço
    1199-1217
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10100
  • Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche

    Maria Isabel Pinto Simões Dias, Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira Kowalski
    1218-1243
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10039
  • A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu

    Tabata Moura Fayan, Kenia Kemp
    1244-1264
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10098
  • Judicialização da educação e política educacional

    Lucio José Dutra Lord
    1265-1279
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10134