O olhar do professor com relação dos jogos e brincadeiras na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10114Resumo
Este artigo discute o olhar do professor com relação dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil de quatro a cinco anos. A pesquisa foi qualitativa, em uma instituição de educação pública infantil de Sinop, Mato Grosso e com o referencial teorico-metodológico de Tizuko Morchida Kishimoto. Compreendeu-se que as profissionais interagem com as crianças, utilizam das brincadeiras como instrumentos pedagógicos, favorecendo o ensino. Conclui-se que, por meio das brincadeiras, as crianças desenvolvem saberes, lidam com sentimentos e aprendem a conviver e a cooperar com o grupo e consigo mesmo.
Palavras-chave: educação infantil; jogos e brincadeiras; Tizuko Morchida Kishimoto.
Downloads
Referências
COORDENADORA CC. Coordenadora C: depoimento [set. 2017]. Entrevistadora:luci Aparecida da Silva. Sinop: UNEMAT, 2017. 2f. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre o olhar da professora com relação dos jogo brincadeiras.
FANTACHOLI. Fabiane das Neves. Artigo A importância do brincar na educação Infantil.São Paulo v. 12, n.3, p.15-20 2009. Acessado 26/02/2013. HTTP://monografias.brasilescola.com/educação.
FORTUNA, Tânia Ramos. Sala de Aula é um lugar de brincar. Revista Positivo.14,n8,P.20-26,2004 .
FREIRE João Batista. Educação de corpo inteiro, São Paulo: Scipione, 1997.
KISHIMOTO,Tizuko Morchida, O jogo e a educação infantil, ed.São Paulo: ,1994.
MOYLES, Janet R.. Só Brincar? O papel do Brincar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmet, 2002.
PEREIRA, Jacqueline Eulalia Nascimento. Artigo O papel do Professor na EDUCAÇÃOINFANTIL.Positivo v.15,n5,P.12-14, 2009.
PROFESSORA PA. Professora A: depoimento [set. 2017]. Entrevistadora:luci Aparecida da Silva. Sinop: UNEMAT, 2017. 2f. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre o olhar da professora com relação dos jogos e brincadeiras.
PROFESSORA PB. Professora B: depoimento [set. 2017]. Entrevistadora:luci Aparecida da Silva. Sinop: UNEMAT, 2017. 2f. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre o olhar da professora com relação dos jogo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.