A dialogicidade na construção do educador-educando e os desafios à escola meritocrática
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10120Resumo
Neste artigo discute-se a dialogicidade na construção do educador-educando e os desafios desta construção à escola meritocrática. Objetivou-se analisar as relações político ideológicas construídas entre professores e alunos sob a perspectiva da práxis educador-educando. O referencial teórico-metodológico embasou-se na concepção filosófica de Paulo Freire e por meio da pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada com três professores atuantes no ensino fundamental. Conclui-se a urgência de se pensar a educação dialógica em oposição à escola capitalista e o poder da ideologia burguesa que priorizam o ensino pautado na meritocracia que descaracterizam o professor enquanto sujeito dialógico e transformador.
Palavras-chave: educador-educando; educação dialógica; escola capitalista; meritocracia.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
______. Educação Como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
______. Pedagogia do Oprimido 54. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
PROFESSOR F. Professor F: depoimento [09 maio 2018]. Entrevistadora: Keila Mara da Costa e Silva. Sinop, MT, 2018. Gravação digital (16,3 MB). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
PROFESSOR M. Professor M: depoimento [10 maio. 2018]. Entrevistadora: Keila Mara da Costa e Silva. Sinop, MT, 2018. Gravação digital (7,25 MB). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
PROFESSOR C. Professor C: depoimento [16 maio. 2018]. Entrevistadora: Keila Mara da Costa e Silva. Sinop, MT, 2018. Gravação digital (15,2 MB). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
HIPÓCRITA. In: FERNANDES, Francisco, Dicionário de sinônimos e antônimos da língua portuguesa. São Paulo: Globo: 1990.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1991.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores associados, 1996.
SULEAR. In: REDIN, Euclides; STRECK, Danilo R; ZITKOSKI, Jaime J. Dicionário de Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.