A dialogicidade na construção do educador-educando e os desafios à escola meritocrática

Autores

  • Keila Mara da Costa e Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10120

Resumo

Neste artigo discute-se a dialogicidade na construção do educador-educando e os desafios desta construção à escola meritocrática. Objetivou-se analisar as relações político ideológicas construídas entre professores e alunos sob a perspectiva da práxis educador-educando. O referencial teórico-metodológico embasou-se na concepção filosófica de Paulo Freire e por meio da pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada com três professores atuantes no ensino fundamental. Conclui-se a urgência de se pensar a educação dialógica em oposição à escola capitalista e o poder da ideologia burguesa que priorizam o ensino pautado na meritocracia que descaracterizam o professor enquanto sujeito dialógico e transformador.

Palavras-chave: educador-educando; educação dialógica; escola capitalista; meritocracia.

 

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Publicado

13-11-2018

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

A dialogicidade na construção do educador-educando e os desafios à escola meritocrática. (2018). Eventos Pedagógicos, 9(3), 1002-1017. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10120