A participação docente no processo de desenvolvimento da socialização e interação entre as crianças na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10131Resumo
Este artigo trata do trabalho pedagógico com crianças que possuem dificuldades na formação da autonomia e socialização, em especial as que apresentam comportamento agressivo. Os sujeitos da pesquisa foram crianças, com episódios agressivos e com professoras de duas Escolas de Educação Infantil. A coleta de dados se deu por meio de observaçõese entrevistas. As obras de Paulo Freire e Levi Semenovitch Vygotsky foram utilizadas como base teórica para o presente trabalho. Conclui-se que essas crianças necessitam de intervenção e que o professor é o maior responsável por tal ação pedagógica no desenvolvimento social dessas crianças.
Palavras-chave: educação infantil; intervenção; socialização.
Downloads
Referências
COORDENADORA 1. Coordenadora 1: depoimento [out. 2016]. Entrevistadora: Maira Aparecida de Lima. Sinop, MT. Questionário (3 f). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Olho Dágua,1996.
______. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho Dágua, 1997.
______. Pedagogia do Oprimido: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
VYGOTSKY, Levi Semenovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,1991.
PROFESSORA1. Professora1: depoimento [out. 2016]. Entrevistadora: Maira Aparecida de Lima. Sinop, MT. Questionário (3 f). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.
PROFESSORA 2. Professora 2: depoimento [maio 2017]. Entrevistador: Maira Aparecida de Lima. Sinop, MT. Questionário (4 f). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.