A participação docente no processo de desenvolvimento da socialização e interação entre as crianças na educação infantil

Autores

  • Maira Aparecida de Lima

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10131

Resumo

Este artigo trata do trabalho pedagógico com crianças que possuem dificuldades na formação da autonomia e socialização, em especial as que apresentam comportamento agressivo. Os sujeitos da pesquisa foram crianças, com episódios agressivos e com professoras de duas Escolas de Educação Infantil. A coleta de dados se deu por meio de observaçõese entrevistas. As obras de Paulo Freire e Levi Semenovitch Vygotsky foram utilizadas como base teórica para o presente trabalho. Conclui-se que essas crianças necessitam de intervenção e que o professor é o maior responsável por tal ação pedagógica no desenvolvimento social dessas crianças.

Palavras-chave: educação infantil; intervenção; socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COORDENADORA 1. Coordenadora 1: depoimento [out. 2016]. Entrevistadora: Maira Aparecida de Lima. Sinop, MT. Questionário (3 f). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Olho Dágua,1996.

______. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho Dágua, 1997.

______. Pedagogia do Oprimido: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

VYGOTSKY, Levi Semenovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,1991.

PROFESSORA1. Professora1: depoimento [out. 2016]. Entrevistadora: Maira Aparecida de Lima. Sinop, MT. Questionário (3 f). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSORA 2. Professora 2: depoimento [maio 2017]. Entrevistador: Maira Aparecida de Lima. Sinop, MT. Questionário (4 f). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.

Downloads

Publicado

13-11-2018

Como Citar

Lima, M. A. de. (2018). A participação docente no processo de desenvolvimento da socialização e interação entre as crianças na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 9(3), 1042–1053. https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10131

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)