A integração escola-família no desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10121Resumo
Este artigo aborda a integração da família na escola por meio das atividades que esta realiza para motivar o desenvolvimento escolar da criança. A pesquisa embasou-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica de 2013 e em Alexandra Resende Campos, foi realizada em uma escola municipal de Sinop, Mato Grosso. Durante a pesquisa de campo foram realizadas observações e entrevistas com a diretora, coordenadora e professora. Os resultados da pesquisa mostram que a escola integra a família por meio de reuniões, festas e apresentações que são fundamentais para o desenvolvimento da criança em sua vida escolar.
Palavras-chave: educação infantil; interação família e escola; diretrizes curriculares nacionais para educação básica.Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996, p. 27-833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm>. Acesso em: 05 jun. 2018.
_______. Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2013.
CAMPOS, Alexandra Resende. Família e escola: um olhar histórico sobre as origens dessa relação no contexto educacional brasileiro. Rio de Janeiro; Vozes, 2010.
CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009
COORDENADORA 1. Coordenadora 1: depoimento [02 jul. 2018]. Entrevistadora: Bianca Carolina de Almeida Barros. Sinop, MT, 2018. Questionário 697 Kb. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Educação em Sinop.
DIRETORA 1. Diretora 1: depoimento [02 jul. 2018]. Entrevistadora: Bianca Carolina de Almeida Barros. Sinop, MT, 2018. Questionário 775 Kb. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Educação em Sinop.
PROFESSORA 1. Professora 1:depoimento [02 julho 2018]. Entrevistadora: Bianca Carolina de Almeida Barros. Sinop, MT,2018. Questionário 1,03 mb. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Educação em Sinop.
REY, F. G. Pesquisa qualitativa e subjetividade:os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson lerning, 2005.
REIS, Liliane Pereira Costa dos. A participação da família no contexto escolar. 2010. 62 p. Monografia (Graduação em Pedagogia)-Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2010. Disponível em: <http://www.uneb.br/salvador/.../MONOGRAFIA-LILIANI-PEREIRA-COSTA-DOS-REIS.pdf.>. Acesso em: 15 jul. 2018.
SINOP. Secretaria Municipal de Educação. EMEI Tempo de Infância. Projeto Político Pedagógico, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.