A importância do brinquedo na escola: mediações e aprendizados

Autores

  • Adriana Beraldo da Silva Unemat-Fael

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10337

Resumo

Este artigo abordou a importância do brinquedo na escola, e teve como objetivo analisar como é utilizado nas práticas pedagógicas e verificar a receptividade e a participação das crianças nas atividades escolares. A fundamentação teórica se embasou em Lev Semenovich Vygotsky e Tizuko Morchida Kishimoto. A pesquisa teve a metodologia de abordagem qualitativa, observação participante, entrevistas com quatro professoras e análise do material empírico e teórico. Como resultado, observou-se que o brinquedo de uma forma geral compõe recursos pedagógicos que promove informação e proporciona um aprendizado mais amplo. No trabalho de campo verificou-se que o brincar estabelece relações educativas no processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Palavras-chave: educação escolar; brinquedo; prática pedagógicas; aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Beraldo da Silva, Unemat-Fael

Acadêmica do curso de Pedagogia

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

Silva, A. B. da. (2021). A importância do brinquedo na escola: mediações e aprendizados. Eventos Pedagógicos, 12(1), 22–31. https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10337