v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação

					Visualizar v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação

Seção Apresentação: pela professora Carmen Pineda Nebot, da Universidad Autónoma de Madrid, Madrid, España;

Introdução: Alceu Zoia, Cristinne Leus Tomé e Tatiane de Lima Copatti;

Seção Artigos: produções de artigos pelos alunos da 8a. fase de Pedagogia (Calendário Acadêmico para o Período Letivo Suplementar Excepcional em 2021/3);

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Manuais didáticos e a educação";

Seção Entrevista: com a professora Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba - PR.

Organização: Alceu Zoia e Cristinne Leus Tomé

Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 13 de abril de 2021.

Publicado: 13-04-2021

Entrevista

Expediente

  • Expediente - Sumário

    Cristinne Leus Tomé
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10348

Apresentação

  • Los manuales didácticos y la educación

    Carmen Pineda Nebot
    9-14
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10328

Introdução

  • Introdução

    Alceu Zoia, Cristinne Leus Tomé, Tatiane de Lima Copatti
    15-21
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10333

Seção Artigos

  • A importância do brinquedo na escola: mediações e aprendizados

    Adriana Beraldo da Silva
    22-31
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10337
  • A concepção ambiental na educação infantil em uma escola de Sinop-Mato Grosso

    Allana Silmara Alves Pinto
    32-41
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10346
  • Jogos e brincadeiras na Educação Infantil

    Ana Karolyna Consorte Lopes
    42-51
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10334
  • Um estudo da psicomotricidade na educação infantil

    Ana Paula Schuck
    52-61
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10345
  • Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar

    Daiane Andrade Melo
    62-72
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10343
  • Mediações socioafetivas e cognitivas construídos por professores e alunos na educação infantil

    Gabrieli Calicchio Batista
    73-82
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10338
  • Inclusão de crianças com deficiências na escola: concepção das professoras da educação infantil

    Isla Gracielle Gonçalves Machado
    83-92
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10316
  • A musicalização no processo de ensino

    Jheici Leia Rodrigues Bueno
    93-101
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10339
  • Educação ambiental e práticas pedagógicas: estudo junto a uma escola pública em Sinop

    Kelly Vanessa Falkoski
    102-111
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10347
  • Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola

    Larissa Silva Santos
    112-122
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10341
  • Interação família e escola

    Maria da Conceição Pereira
    123-132
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10335
  • Impactos presentes na transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental

    Marivania Ferreira da Silva
    133-142
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10336
  • Práticas pedagógicas no enfrentamento à violência contra mulheres

    Patricia Alves Batista
    143-153
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10342
  • A construção de registros e resgates de memória de crianças e seus familiares: ferramentas de registros digitais

    Tatiane de Lima Copatti
    154-162
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10340
  • A concepção de ludicidade a partir de duas professoras de Sinop

    Thielly Gusmão Oliveira
    163-171
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10344

Seção Resumos

  • Deslizamentos nos sentidos de pobreza em discursos educacionais brasileiros: da administração à gestão do social

    Pablo Rodrigo Bes Oliveira
    172-174
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10330
  • A supervisão educacional e as relações afetivas no contexto escolar

    Tamini Wyzykowski
    175-176
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10319

Seção Livre

  • O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro

    Ariadne Dall'acqua Ayres, Fernanda da Rocha Brando
    177-191
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10322
  • Livros escolares de história na educação indígena no território etnoeducacional Tapajós/Arapiuns, Amazônia, Brasil

    Diego Marinho de Gois
    192-218
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10326
  • Dinâmicas culturais na escola e a organização das experiências de ensino de uma escola do campo: jovens, livros didáticos e a especificidade

    Edilaine Aparecida Vieira
    219-239
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10324
  • Educação escolar indígena e a produção de material didático específico

    Rosângela Gomes Moreira, Alceu Zoia
    240-264
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10321