Vol. 12 Núm. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação

					Ver Vol. 12 Núm. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação

Seção Apresentação: pela professora Carmen Pineda Nebot, da Universidad Autónoma de Madrid, Madrid, España;

Introdução: Alceu Zoia, Cristinne Leus Tomé e Tatiane de Lima Copatti;

Seção Artigos: produções de artigos pelos alunos da 8a. fase de Pedagogia (Calendário Acadêmico para o Período Letivo Suplementar Excepcional em 2021/3);

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Manuais didáticos e a educação";

Seção Entrevista: com a professora Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba - PR.

Organização: Alceu Zoia e Cristinne Leus Tomé

Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 13 de abril de 2021.

Publicado: 2021-04-13

Expediente

  • Expediente - Sumário

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10348
    Cristinne Leus Tomé
    1-8

Apresentação

  • Los manuales didácticos y la educación

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10328
    Carmen Pineda Nebot
    9-14

Introdução

  • Introdução

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10333
    Alceu Zoia, Cristinne Leus Tomé, Tatiane de Lima Copatti
    15-21

Seção Artigos

  • A importância do brinquedo na escola: mediações e aprendizados

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10337
    Adriana Beraldo da Silva
    22-31
  • A concepção ambiental na educação infantil em uma escola de Sinop-Mato Grosso

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10346
    Allana Silmara Alves Pinto
    32-41
  • Jogos e brincadeiras na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10334
    Ana Karolyna Consorte Lopes
    42-51
  • Um estudo da psicomotricidade na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10345
    Ana Paula Schuck
    52-61
  • Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10343
    Daiane Andrade Melo
    62-72
  • Mediações socioafetivas e cognitivas construídos por professores e alunos na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10338
    Gabrieli Calicchio Batista
    73-82
  • Inclusão de crianças com deficiências na escola: concepção das professoras da educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10316
    Isla Gracielle Gonçalves Machado
    83-92
  • A musicalização no processo de ensino

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10339
    Jheici Leia Rodrigues Bueno
    93-101
  • Educação ambiental e práticas pedagógicas: estudo junto a uma escola pública em Sinop

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10347
    Kelly Vanessa Falkoski
    102-111
  • Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10341
    Larissa Silva Santos
    112-122
  • Interação família e escola

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10335
    Maria da Conceição Pereira
    123-132
  • Impactos presentes na transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10336
    Marivania Ferreira da Silva
    133-142
  • Práticas pedagógicas no enfrentamento à violência contra mulheres

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10342
    Patricia Alves Batista
    143-153
  • A construção de registros e resgates de memória de crianças e seus familiares: ferramentas de registros digitais

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10340
    Tatiane de Lima Copatti
    154-162
  • A concepção de ludicidade a partir de duas professoras de Sinop

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10344
    Thielly Gusmão Oliveira
    163-171

Seção Resumos

  • Deslizamentos nos sentidos de pobreza em discursos educacionais brasileiros: da administração à gestão do social

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10330
    Pablo Rodrigo Bes Oliveira
    172-174
  • A supervisão educacional e as relações afetivas no contexto escolar

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10319
    Tamini Wyzykowski
    175-176

Entrevista

Seção Livre

  • O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10322
    Ariadne Dall'acqua Ayres, Fernanda da Rocha Brando
    177-191
  • Livros escolares de história na educação indígena no território etnoeducacional Tapajós/Arapiuns, Amazônia, Brasil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10326
    Diego Marinho de Gois
    192-218
  • Dinâmicas culturais na escola e a organização das experiências de ensino de uma escola do campo: jovens, livros didáticos e a especificidade

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10324
    Edilaine Aparecida Vieira
    219-239
  • Educação escolar indígena e a produção de material didático específico

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10321
    Rosângela Gomes Moreira, Alceu Zoia
    240-264