Jogos e brincadeiras na Educação Infantil

Autores

  • Ana Karolyna Consorte Lopes UNEMAT-Fael

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10334

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as concepções que são mobilizadas nas atividades pedagógicas de Jogos e Brincadeiras com crianças de 4 a 5 anos nos espaços de Educação Infantil. Teve como aporte teórico Gilles Brougère e Tizuco Morchida Kishimoto. A metodologia se baseou na abordagem qualitativa, modalidade Estudo de Caso e Observação Participante, realizada no município de Sinop, Mato Grosso, com duas professoras e uma turma com 25 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Gérson Pires da Silva em 2019. Concluiu-se que no ambiente de pesquisa as professoras utilizam e compreendem que os Jogos e Brincadeiras facilitam o desenvolvimento e aprendizado das crianças.

Palavras-chave: educação infantil; jogos e brincadeiras; desenvolvimento e aprendizado; professoras; abordagem qualitativa; Gilles Brougère.

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Biografia do Autor

  • Ana Karolyna Consorte Lopes, UNEMAT-Fael
    Graduanda em Pedagogia

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Publicado

13-04-2021

Como Citar

Jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 42–51, 2021. DOI: 10.30681/reps.v12i1.10334. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10334. Acesso em: 10 dez. 2025.