Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola

Autores

  • Larissa Silva Santos Unemat-Fael

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10341

Resumo

Este artigo tem como finalidade analisar como que as práticas pedagógicas contribuem no pensamento criativo e crítico das crianças em consonância as experiências do Programa Institucional de Iniciação à Docência. Os principais teóricos foram Lev Vygotsky, Vitor da Fonseca e Paulo Freire. A pesquisa concretizou-se pela abordagem qualitativa, na modalidade observação-participante em escolas municipais de Educação Infantil e de Educação Básica, diante das entrevistas com professoras e bolsistas do programa e da atividade Escola em 3D. Os resultados constataram que embora a liberdade de expressão seja vista como bagunça e balburdia é necessário ressignificar o papel social da escola.

Palavras-chave: práticas pedagógicas; pensamento criativo e crítico; programa institucional de iniciação a docência; pesquisa observação-participante; professores; crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Silva Santos, Unemat-Fael

Acadêmica do curso de Pedagogia

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

Santos, L. S. (2021). Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola. Eventos Pedagógicos, 12(1), 112–122. https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10341