Análise da crítica metaliterária em ‘Amor de Perdição’ e ‘Coração, Cabeça e Estômago’ de Camilo Castelo Branco

Autores

  • Camilla Guedes Tiburcio Pazim "Universidade do Estado de Mato Grosso"

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10142

Resumo

Este trabalho analisa a crítica metaliterária em duas obras do autor português Camilo Castelo Branco: Amor de perdição e Coração, cabeça e estômago. O objetivo é pensar em como o autor utiliza-se da obra literária para criticar os estereótipos da literatura vigente na época, o Romantismo. A análise pautou-se em Simão Botelho de Amor de Perdição e Silvestre de Coração, cabeça e estômago. O embasamento teórico deu-se, principalmente, em Paulo Franchetti, Antonio Candido e Luciene Marie Pavanelo. Conclui-se que, apesar de serem considerados romances românticos, Camilo, através da crítica metaliterária, reprova a alienação do Romantismo frente à realidade.

Palavras-chave: literatura; literatura portuguesa; romance romântico; Camilo Castelo Branco; crítica metaliterária; teoria da literatura.

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Biografia do Autor

Camilla Guedes Tiburcio Pazim, "Universidade do Estado de Mato Grosso"

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade de São Paulo em 2011 e graduada em Letras Português/Inglês pela Unesp/Ibilce em 2017.

Mestranda em Estudos Literários no Programa de Pós-graduação em Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

 

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Publicado

17-06-2019

Como Citar

Pazim, C. G. T. (2019). Análise da crítica metaliterária em ‘Amor de Perdição’ e ‘Coração, Cabeça e Estômago’ de Camilo Castelo Branco. Eventos Pedagógicos, 10(1), 536–547. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10142