v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura

					Visualizar v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura

Seção Apresentação: pelo professor Mark Clark Assen de Carvalho, da Universidade Federal do Acre, Rio Branco - AC;

Introdução: Adriana de Oliveira Beserra, Ângela Cristina Pereira da Silva, Cristinne Leus Tomé, Fernanda Pereira do Lago Batista, Maysa Cristina da Silva Dourado e Rosilene Ferreira da Costa;

Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura";

Seção Entrevista: com a professora Luzmara Curcino, da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - SP.

Organização: Maysa Cristina da Silva Dourado e Cristinne Leus Tomé

Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 17 de junho de 2019.

Publicado: 17-06-2019

Entrevista

Expediente

  • Expediente - Sumário

    Cristinne Leus Tomé
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10208

Apresentação

  • Educação e literatura: conhecimentos e saberes cruzados na formação universitária

    Mark Clark Assen de Carvalho
    10-13
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10166

Introdução

  • Introdução

    Adriana de Oliveira Beserra, Ângela Cristina Pereira da Silva, Cristinne Leus Tomé, Fernanda Pereira do Lago Batista, Maysa Cristina da Silva Dourado, Rosilene Ferreira da Costa
    14-23
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10207

Seção Artigos

  • Primeiros socorros no ambiente escolar

    Adriana de Oliveira Beserra
    24-32
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10182
  • Sinop, uma cidade das crianças?

    Alexsandra dos Santos Cesaro Knecht
    33-43
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10200
  • A mulher estudante de pedagogia: dificuldades e superação na graduação

    Ana Paula Araújo dos Santos
    44-58
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10183
  • A importância do brincar na educação infantil

    Angela Cristina Pereira da Silva
    59-69
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10186
  • Alimentação das crianças na educação infantil: reflexão sobre a ação pedagógica

    Beatriz Nayara Ferreira da Silva
    70-83
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10198
  • Afetividade e aprendizagem na educação infantil

    Bruna Karoliny de Oliveira Soares
    84-98
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10184
  • Estratégias de leitura com crianças na educação infantil

    Bruna Taís de Assis Gobi
    99-109
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10177
  • O ensino e a Constituição Federal: perspectivas atuais

    Camila Brendler Bergamaschi
    110-122
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10204
  • Relação família e escola: o papel da família no processo de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

    Camila da Silva Batista
    123-138
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10170
  • Evasão escolar: reflexos em uma escola de Sinop - Mato Grosso

    Carla Andréia Bolner Lopes
    139-152
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10178
  • Projeto Cidadania Ativa: uma experiência de aprendizagem, ação e reflexão com idosos

    Cristiane Lima da Silva
    153-167
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10202
  • Do currículo à prática pedagógica: a relação teoria-prática no processo formativo dos futuros pedagogos da Universidade do Estado de Mato Grosso

    Darlene Valadares Barbosa
    168-183
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10191
  • Aquisição da linguagem da criança surda em escola inclusiva

    Débora Kamila Osório Moro
    184-197
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10176
  • Teoria e prática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e suas contribuições na formação inicial dos docentes

    Débora Pereira Figueredo de Lima
    198-213
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10199
  • O processo educacional das mulheres negras no ensino superior: uma análise no curso de Pedagogia da UNEMAT - Câmpus de Sinop

    Edileusa Gonzaga Margarida
    214-227
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10195
  • A contação de história como prática educativa na educação infantil

    Elizabete Cristina da Silva
    228-241
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10187
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): implicações no processo de ensino/aprendizagem

    Ellen Mariel Pires Gonçalves
    242-254
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10172
  • O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop

    Fernanda Pereira do Lago Batista
    255-269
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10196
  • O processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual

    Franciele Souza Andreos
    270-280
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10179
  • Os desafios no cenário educacional: à prática pedagógica

    Graciela Maria de Oliveira Alves
    281-294
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10194
  • O processo de alfabetização com alunos surdos

    Ivalucia Rodrigues de Almeida
    295-305
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10173
  • A educação de jovens e adultos: a escola e a vida

    Jean Francisco Batistella
    306-320
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10201
  • A educação ambiental como eixo fundamental na educação de jovens e adultos

    Kaíla Raiane Costa dos Santos
    321-334
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10192
  • Aprendizagem significativa através de jogos e brincadeiras

    Kellem Thalia Scheibe Cabreiras
    335-349
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10197
  • Práticas inclusivas nas escolas do município de Sinop

    Larissa Ribeiro Bueno
    350-361
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10203
  • Atuação do pedagogo no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS)

    Margarete Alves da Silva
    377-392
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10181
  • A ludicidade na educação infantil: as contribuições no desenvolvimento infantil

    Marcele Cristina Pereira Barros
    362-376
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10205
  • Formação continuada de professores na área da educação infantil

    Norma Garcia
    393-407
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10188
  • Literatura na sala de aula: a formação do leitor

    Patrícia Ferreira Teixeira
    408-421
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10190
  • O desenvolvimento das crianças com síndrome de Down na educação infantil

    Rosana Alves da Silva
    422-438
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10174
  • Jogos e ludicidade na aprendizagem da criança

    Rosilene Ferreira Costa
    439-450
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10185
  • Educação para o trânsito nos primeiros anos do ensino fundamental

    Sandra Regina Mendes
    451-463
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10189
  • Hiperatividade e suas implicações na aprendizagem

    Sueli Martins Pereira
    464-476
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10206
  • O professor e a diversidade de gênero na educação

    Tatiane Cristina Strunz
    477-491
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10180
  • Pedagogia de projetos na educação infantil: uma análise dos processos didáticos e de aprendizagem

    Vanessa Serafim Lourenço
    492-504
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10171
  • Práticas de leitura e escrita em sala de aula: a importância da oralidade na formação do aluno do ensino fundamental

    Vilma Alves da Costa
    505-516
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10175

Seção Resumos

Seção Livre

  • Terra Sonâmbula: os caminhos da guerra civil de Moçambique através da obra de Mia Couto

    Altair Sofientini Ciecoski
    521-535
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10141
  • Análise da crítica metaliterária em ‘Amor de Perdição’ e ‘Coração, Cabeça e Estômago’ de Camilo Castelo Branco

    Camilla Guedes Tiburcio Pazim
    536-547
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10142
  • Os desafios do ensino da leitura literária em contexto de sala de aula

    Edineia Duarte da Silva
    548-559
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10146
  • Autoria e representação: literatura feminina brasileira produzida em Mato Grosso, Brasil

    Katia Aparecida Pimentel, Eby Cris Sales Pires Santore
    560-571
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10149
  • Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go!

    Luanna Alves Ribeiro Barcelos de Sousa, Barbara Cristina Gallardo
    572-592
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10153
  • A imagem e a ilustração na literatura infantil e juvenil: uma análise semiótica da obra ‘Flávia e o Bolo de Chocolate’ de Míriam Leitão

    Marciele Marchesan
    593-610
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10155
  • A cultura cuiabana e o croni-conto ‘O caráter biopsicossocial e político do cuiabano’ de Silva Freire

    Maria Luiza de Medeiros Monteiro
    611-621
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10150
  • A linguagem como representação de dominação e preconceito linguístico no livro Vidas Secas de Graciliano Ramos

    Rosane Gallert Bet
    622-632
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10145
  • Literatura e educação: experiências de leitura em contexto formativo para educadores/as do campo

    Rosemar Eurico Coenga, Jaqueline Pasuch
    633-647
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10158