Alimentação das crianças na educação infantil: reflexão sobre a ação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10198Resumo
O artigo discorre sobre a alimentação saudável no âmbito escolar infantil e sua importância para o desenvolvimento da criança. Teve como objetivo investigar as relações pedagógicas produzidas para promover nas crianças hábitos alimentares saudáveis. Para obtenção dos resultados foi utilizado abordagem qualitativa por meio de observação participante e entrevista com duas professoras em uma escola infantil pública do município de Sinop, Mato Grosso. A pesquisa apoiou-se na Constituição Federal de 1988 e os autores Sarah de Lima Mendes e Moysés Kuhlmann Junior. Conclui-se que a ação pedagógica por meio de atividades que envolvam as crianças de forma lúdica, contribui significativamente na formação de hábitos saudáveis, no desenvolvimento e desempenho escolar das mesmas.
Palavras-chave: educação infantil; alimentação saudável; docência.
Downloads
Referências
ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 193 p. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 16 abr. 2017.
BAYLÃO, André Luiz da Silva; SCHETTINO, Elisa Mara Oliveira. A inserção da mulher no mercado de trabalho brasileiro. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. 11, 2014, Resende, RJ. Anais [...]. Resende, RJ: Associação Educacional Dom Bosco, 2014. Tema: Gestão do Conhecimento para a Sociedade. Eixo temático: Gestão de Pessoa, p. 1-12. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/20320175.pdf. Acesso em: 03 jul. 2018.
BRASIL. [Constituição (1988) ]. Constituição da República Federativa do Brasil [recurso eletrônico]. Atualizada até a EC nº. 99/2017. Brasília, DF: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação, 2018, 530 p. Disponível em: https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoConstituicao/anexo/CF.pdf . Acesso em: 30 abr.2019.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2. ed. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018, 58 p. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf . Acesso em: 30 abr. 2019.
BRASIL. O Papel do Nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de; et al (org.). 2. ed. Brasília, DF: PNAE: CECANE, SC, 2012, 38 p. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/20296032/o-papel-do-nutricionista-no-programa-nacional-de-alimentacao-escolar-pnae-manual-2ed Acesso em: 25 fev. 2018.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Introdução vol.1. Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental, 1998, 101 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf . Acesso em: 04 maio 2018.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Formação Pessoal e Social vol.2. Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental,1998, 85 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf . Acesso em:
set. 2018.
CUNHA, Luana Francieli da. A Importância de uma Alimentação adequada na Educação Infantil. 2014, 32f. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Ensino de Ciências), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira, Ibaiti, 05 de abril de 2014. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3507/1/MD_ENSCIE_IV_2014_57.pdf . Acesso em: 23 jan. 2018.
CRUZ NETO, Otavio. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: DESLANDES, Suely Ferreira; MINAYO, Maria Cecília de Souza et al (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002, p. 51-66.
JANZ, Liamara Aparecida Toniolo. Formação Continuada do Professor: uma experiência no espaço escolar. In. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. 2007. Curitiba, PR: PR SEED/PR. Cadernos PDE [...] Curitiba, Dia a Dia Educação, 2011. V.1. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Eixo temático: Gestão Escolar, p. 1-20.Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2007_ufpr_ped_artigo_liamara_aparecida_toniolo_janz.pdf. Acesso em: 19 de abr. de 2019.
KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Educando a infância brasileira. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira.; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greice. (org.). 500 anos de educação no Brasil. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 469-496.
MENDES, Sarah de Lima. Tecendo a História das Instituições do BRASIL Infantil. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, Natal, RN, v. 1, n. 11, pub. 12 fev. 2015, 94-100. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6685 . Acesso em: 10 de jun. de 2017.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; MINAYO, Maria Cecília de Souza et al (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002, p. 9-29.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011, 255 p.
PROFESORA A. Percepções da Professora A acerca da alimentação escolar. [Entrevista cedida à] Beatriz Nayara Ferreira da Silva. [Trabalho de Conclusão de Curso] Alimentação das crianças na educação infantil: reflexão sobre a ação pedagógica, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, out./dez. 2018.
PROFESORA B. Percepções da Professora B acerca da alimentação escolar. [Questionário cedido à] Beatriz Nayara Ferreira da Silva. [Trabalho de Conclusão de Curso] Alimentação das crianças na educação infantil: reflexão sobre a ação pedagógica, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, out./ dez. 2018.
TEIXEIRA, Andressa Layse Sales. A relação do cuidar e do educar através da alimentação saudável na educação infantil. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal,RN, fev. 2015. Disponível em: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2065%3e.%20Acesso%20em:%2020/05/2017..%20Acesso%2005%20de%20maio%20de%202018 .Acesso em: 20 de maio de 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.