Literatura na sala de aula: a formação do leitor
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10190Resumo
O artigo compõe-se de um estudo sobre a importância da inserção da literatura infantil para a formação do leitor no município de Sinop, Mato Grosso. O objetivo foi apreender como a literatura é concebida no processo de alfabetização, na composição da aprendizagem e na formação do leitor. A pesquisa se deu de forma qualitativa a partir da observação na sala de referência e do ponto de vista dos professores entrevistados. O aporte teórico se formulou sobre as recomendações da legislação e de pesquisas de fontes bibliográficas. Concluiu-se que a necessidade de se implantar a literatura infantil no cotidiano escolar como forma de transformação social é possível formando futuros leitores.
Palavras-chave: leitura; literatura Infantil; alfabetização.
Downloads
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320 p.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996; 175º da Independência e 108º da República.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura para crianças e jovens. São Paulo: Paulinas, 2010.
LAJOLO, Marisa. Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida. São Paulo: Moderna, 2000.
MATO GROSSO. Plano Estadual de Educação. Lei nº 10.111, de 06 de junho de 2014 - que Dispõe sobre a revisão e alteração do Plano Estadual de Educação, instituído pela Lei nº 8.806, de 10 de janeiro de 2008.
PROFESSOR P1. Percepções do Professor P1 sobre a Literatura na sala de aula para a formação do leitor. [Entrevista cedida à] Patrícia Ferreira Teixeira. [Trabalho de conclusão de curso] Literatura na sala de aula: a formação do leitor, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago./dez. 2018.
PROFESSOR P2. Percepções do Professor P2 sobre a Literatura na sala de aula para a formação do leitor. [Entrevista cedida à] Patrícia Ferreira Teixeira. [Trabalho de conclusão de curso] Literatura na sala de aula: a formação do leitor, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago./dez. 2018.
PROFESSOR P3. Percepções do Professor P3 sobre a Literatura na sala de aula para a formação do leitor. [Entrevista cedida à] Patrícia Ferreira Teixeira. [Trabalho de conclusão de curso] Literatura na sala de aula: a formação do leitor, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago./dez. 2018.
SILVA, Vera Maria Tieztmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. 2. ed. Goiânia: Cânone Editorial, 2009.
ZILBERMAN. A literatura infantil na escola, 11. ed. rev. atual e ampl. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERMAN. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro, R.S.: Objetiva, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.