Do currículo à prática pedagógica: a relação teoria-prática no processo formativo dos futuros pedagogos da Universidade do Estado de Mato Grosso

Autores

  • Darlene Valadares Barbosa Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10191

Resumo

Este trabalho debate a relação dialética existente entre teoria e prática com objetivo de compreender o processo formativo dos futuros pedagogos da Universidade do Estado de Mato Grosso. O referencial teórico-metodológico embasou-se na teoria do Materialismo Histórico Dialético e por meio da abordagem qualitativa e entrevista semiestruturada com acadêmicos em formação e professores formados pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Os resultados apontaram que não existe dicotomia entre a teoria e a prática, pode ocorrer de o sujeito não compreender o princípio teórico que orienta sua prática, e assim agir pelo imediatismo.

Palavras-chave: dialética; relação teoria e prática; formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acadêmica B: Entrevista cedida à: Darlene Valadares Barbosa. [Trabalho de Conclusão de Curso] Do currículo à prática pedagógica: a relação teoria-prática no processo formativo dos futuros pedagogos da universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Pedagogia, jun/dez 2017.

Acadêmica C: Entrevista cedida à: Darlene Valadares Barbosa. [Trabalho de Conclusão de Curso] Do Currículo À Prática Pedagógica: a relação teoria-prática no processo formativo dos futuros pedagogos da universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Pedagogia,jun/dez 2017.

Acadêmica D: Entrevista cedida à: Darlene Valadares Barbosa. [Trabalho de Conclusão de Curso] Do Currículo À Prática Pedagógica: a relação teoria-prática no processo formativo dos futuros pedagogos da universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Pedagogia, jun/dez 2017.

Acadêmica F: Entrevista cedida à: Darlene Valadares Barbosa. [Trabalho de Conclusão de Curso] Do Currículo À Prática Pedagógica: a relação teoria-prática no processo formativo dos futuros pedagogos da universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Pedagogia, jun/dez 2017.

Acadêmica Egressa A: Entrevista cedida à: Darlene Valadares Barbosa. [Trabalho de Conclusão de Curso] Do Currículo À Prática Pedagógica: a relação teoria-prática no processo formativo dos futuros pedagogos da universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Pedagogia, jun/dez 2017.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler:em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados, 2001.

FREIRE, Paulo.Pedagogia do oprimido.17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRIGOTTO, GaudêncioA interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In JANTSCH, Ari Paulo e BIANCHETTI, Lucídio (org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, Ed. Vozes, 1995, p. 25-50.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Trad. NEVES, Célia; TORÍBIO, Alderico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: Visão Crítica e perspectiva de mudança.Disponível http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a13v2068. Acesso em 03 Maio de 2019.

LIBÂNEO, José C. Didática: Velhos e Novos Temas. São Paulo: Cortez, 2002.

MANACORDA, Mário Alighiero. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

PIMENTA, Selma G. O pedagogo na escola pública. São Paulo: Loyola, 1988.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete Lições Sobre Educação De Adultos. São Paulo. Editora: Cortez, 1982.

SAVIANI, Demerval O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis /RJ : Vozes, 1994.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNEMAT, Universidade do Estado de Mato Grosso. Projeto Político Pedagógico. Campus Universitário de Sinop, 2014.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Downloads

Publicado

17-06-2019

Como Citar

Barbosa, D. V. (2019). Do currículo à prática pedagógica: a relação teoria-prática no processo formativo dos futuros pedagogos da Universidade do Estado de Mato Grosso. Eventos Pedagógicos, 10(1), 168–183. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10191