A educação de jovens e adultos: a escola e a vida

Autores

  • Jean Francisco Batistella Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10201

Resumo

O artigo apresenta uma análise sobre o contexto da Educação de Jovens e Adultos no Município de Sinop, Mato Grosso. O objetivo foi analisar as necessidades dos educandos da Educação de Jovens e Adultos em retornarem à escola, considerando a organização de sua vida profissional e as perspectivas familiares. A pesquisa foi de cunho qualitativo baseando-se na abordagem da observação participante para a coleta de dados. Concluiu-se que a Educação de Jovens e Adultos representa uma grande conquista na vida dos educandos, que superaram as adversidades da vida recuperando sua autoestima e tornando-se cidadãos críticos perante a sociedade.

Palavras-chave: educação de jovens e adultos; educando; sala de aula; abordagem qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALUNO 01: [Entrevista cedida a]: Jean Francisco Batistella. [Trabalho de Conclusão de Curso] A educação de jovens e adultos: a escola e a vida, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago/dez 2018.

ALUNO 02: [Entrevista cedida a]: Jean Francisco Batistella. [Trabalho de Conclusão de Curso] A educação de jovens e adultos: a escola e a vida, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago/dez 2018.

ALUNO 03: [ Entrevista cedida a]: Jean Francisco Batistella. [Trabalho de Conclusão de Curso] A educação de jovens e adultos: a escola e a vida, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago/dez 2018.

ALUNO 04: [Entrevista cedida a]: Jean Francisco Batistella. [Trabalho de Conclusão de Curso] A educação de jovens e adultos: a escola e a vida Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago/dez 2018.

ALUNO 05: [Entrevista cedida a]: Jean Francisco Batistella. [Trabalho de Conclusão de Curso] A educação de jovens e adultos: a escola e a vida, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago/dez 2018.

BRASIL. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série. Introdução v1, Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 2002.

p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_livro_01.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.

BRASIL. Cadernos EJA 2: Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: a sala de aula como espaço de vivência e aprendizagem. Brasília, DF: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006, 53 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno2.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.

BRASIL. Educação de Jovens e Adultos: A experiência do MOVA-SP Instituto Paulo Freire. Moacir Gadotti et al (org.). São Paulo, SP: Ministério da Educação e Desporto/Secretaria de Educação Fundamental, 1996, 125 p. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/me002448.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.

BRASIL. Educação de adultos em retrospectiva: 60 anos de CONFINTEA. IRELAND, Timothy Denis; SPEZIA, Carlos Humberto (org.). Brasília, DF: UNESCO, MEC, 2014. 276 p. Disponível em: http://confinteabrasilmais6.mec.gov.br/images/documentos/educacao_adultos_retrospectiva_CONFINTEA.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donald. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

GLAT, Rosana; SANTOS, Rosangela da Silva et al. O método de história de vida na pesquisa em educação especial. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, SP: Editora UNESP, v. 10, n. 2, p. 235-250, maio/ago, 2004. Disponível em: https://abpee.net/homepageabpee04_06/artigos_em_pdf/revista10numero2pdf/8glatetal.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê. São Paulo, Cortez, 2005.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: vozes, 1994.

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo: Loyola, 1987.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Perspectivas para a reflexão em torno do Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Papirus, 1998.

Downloads

Publicado

17-06-2019

Como Citar

Batistella, J. F. (2019). A educação de jovens e adultos: a escola e a vida. Eventos Pedagógicos, 10(1), 306–320. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10201