Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go!
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10153Resumo
A falta de tecnologia nas escolas faz com que o livro didático seja, muitas vezes, o principal recurso do professor em sala. Concebendo a literatura como base de qualquer língua, cultura e história de um povo, nosso propósito foi verificar a visão de linguagem privilegiada nas atividades de uma unidade de um livro, e as metafunções que direcionaram a compreensão de culturas de língua inglesa por meio da literatura. Fizemos uma análise qualitativa, embasada nas metafunções da linguagem. Os resultados indicam que os textos parecem funcionar como pretexto para o ensino de leitura instrumental e gramática da língua.
Palavras-chave: literatura; livro didático; língua inglesa.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília, MEC, SEB, 2006. 239 p., vol 1. Linguagens, códigos e suas tecnologias, p.211-239. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 29 jan. 2017.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5a. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2011.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2012.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 1989.
GALLARDO, Barbara C. Comunicação transnacional no Facebook: uma análise discursiva das identidades digitais de professores de língua estrangeira em formação. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem IEL-Unicamp. Campinas, 2013.
HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. 2nd. Ed. London: Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN. An introduction to functional grammar. 3rd. ed. London: Hodder Arnold, 2004.
TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; FRANCO, Cláudio de Paiva. Coleção Way to Go!: Línguas Estrangeiras Modernas - Inglês. São Paulo: Ática, 2014.
TILIO, Rogério; ROCHA, Claudia Hilsdorf. As dimensões da linguagem em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 48, p. 295-316, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-18132009000200008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200008>. Acesso em: 02 nov. 2017.
ROTERS, G. A; TEIXEIRA, R. F. B. Leitura Literária e Livro Didático: uma parceria possível?. VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2008, Curitiba. Anais EDUCERE 2008, 2008. Disponível em <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/772_761.pdf> Acesso em: 30 nov. 2017.
YIN, R.K. Case study research: design and methods. California: Sage publications, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.