Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go!

Autores

  • Luanna Alves Ribeiro Barcelos de Sousa Unemat
  • Barbara Cristina Gallardo Unemat

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10153

Resumo

A falta de tecnologia nas escolas faz com que o livro didático seja, muitas vezes, o principal recurso do professor em sala. Concebendo a literatura como base de qualquer língua, cultura e história de um povo, nosso propósito foi verificar a visão de linguagem privilegiada nas atividades de uma unidade de um livro, e as metafunções que direcionaram a compreensão de culturas de língua inglesa por meio da literatura. Fizemos uma análise qualitativa, embasada nas metafunções da linguagem. Os resultados indicam que os textos parecem funcionar como pretexto para o ensino de leitura instrumental e gramática da língua.

Palavras-chave: literatura; livro didático; língua inglesa.

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Biografia do Autor

Luanna Alves Ribeiro Barcelos de Sousa, Unemat

Grupo de pesquisa cadastrado no CNPq - Literatura, leitura e ensino

Barbara Cristina Gallardo, Unemat

Coordenação de Letras

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem - FACSAL

ÁREA: Língua Inglesa

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Publicado

17-06-2019

Como Citar

Sousa, L. A. R. B. de, & Gallardo, B. C. (2019). Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go!. Eventos Pedagógicos, 10(1), 572–592. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10153