Práticas de leitura e escrita em sala de aula: a importância da oralidade na formação do aluno do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10175Resumo
Este artigo aborda apontamentos sobre a importância da oralidade na formação do aluno do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar se as práticas educativas dos professores valorizam o trabalho com a linguagem oral dos alunos. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com entrevistas para 8 professores que lecionam em escolas da rede pública na cidade de Sinop – Mato Grosso, especificamente do Ensino Fundamental. A pesquisa revelou por meio da análise dos dados, que há um entendimento por parte dos professores de que é fundamental a prática da oralidade em sala para a formação dos alunos e, que ela contribui efetivamente no desenvolvimento da criança quando trabalhada desde o início.
Palavras-chave: ensino fundamental; linguagem; oralidade; práticas educativas; professor.
Downloads
Referências
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
AUGUSTO, Silvana de Oliveira. A linguagem oral e as crianças: possibilidades de trabalho na educação infantil. Educação Infantil: diferentes formas de linguagem expressivas e comunicativas. Caderno de formação: didática dos conteúdos formação de professores. Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação. UNIVESP, São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 1, p. 52-64.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998, v. 3.
BRASIL. Lei n. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 fev. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11274.htm. Acesso em: 11 jun. 2018.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & linguística. São Paulo: Scipione, 1997.
CECCON, Claudius, OLIVEIRA, Miguel Darcy de OLIVEIRA, Rosika Darcy de. A vida na escola e a escola da vida: 35ª. Ed. RJ. Vozes: 2001 (Em coedição com IDAC).
CHACON, Lourenço. Hipersegmentações na escrita infantil: entrelaçamentos de práticas de oralidade e de letramento. Artigo. Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp. Estudos Linguísticos XXXIV, p. 77-86, 2005. Disponível em: http://repertorium.marilia.unesp.br:8180/bitstream/handle/123456789/37/Hipersegmentacoesnaescritainfantil.pdf?sequence=1. . Acesso em: 20 de junho de 2018.
CHERMAN, A.; ROCHA-PINTO, S. R. Valoração do conhecimento: significação e identidade na ação organizacional. RAE, v. 53, n. 2, p. 142-155, 2013.
FÁVERO, Leonor L. & KOCH, Ingedore G.V. Linguística Textual: Introdução. São Paulo: Cortez, 1983.
FÁVERO, Leonor L., ANDRADE, Maria Lúcia C. & AQUINO, Zilda G. O. Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.
FEIL, Iselda T. Sausen. Alfabetização: um diálogo de experiências. 2.ed. rev. e ampl. –Ijui: Unijui, 2004.136 p
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 2008. (15a ed.)
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
KLEIMAN, Ângela B. Texto e leitor. Aspectos cognitivos da leitura. Campinas, Pontes,1989.
KLEIMAN, Ângela B. Oralidade letrada e competência comunicativa: implicações para a construção da escrita em sala de aula. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 23-38, 2º sem. 2002.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
MARCUSCHI, L.A. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos. In: SIGNORINI, I. (org.) et al. Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 2001a. p. 23-74.
MARCUSCHI L. A. Da fala para a escrita. Atividades de retextualização 9. ed. São Paulo: Cortez.2008
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Contextualização e explicitude na relação entre fala e escrita. In: Anais do I Encontro de Língua Falada e Ensino. Maceió: Editora da UFAL, 1995.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.