Práticas de leitura e escrita em sala de aula: a importância da oralidade na formação do aluno do ensino fundamental

Autores

  • Vilma Alves da Costa Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10175

Resumo

Este artigo aborda apontamentos sobre a importância da oralidade na formação do aluno do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar se as práticas educativas dos professores valorizam o trabalho com a linguagem oral dos alunos. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com entrevistas para 8 professores que lecionam em escolas da rede pública na cidade de Sinop – Mato Grosso, especificamente do Ensino Fundamental. A pesquisa revelou por meio da análise dos dados, que há um entendimento por parte dos professores de que é fundamental a prática da oralidade em sala para a formação dos alunos e, que ela contribui efetivamente no desenvolvimento da criança quando trabalhada desde o início.

Palavras-chave: ensino fundamental; linguagem; oralidade; práticas educativas; professor.

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Publicado

17-06-2019

Como Citar

Costa, V. A. da. (2019). Práticas de leitura e escrita em sala de aula: a importância da oralidade na formação do aluno do ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 10(1), 505–516. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10175