Aquisição da linguagem da criança surda em escola inclusiva

Autores

  • Débora Kamila Osório Moro Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10176

Resumo

Este artigo trata do processo de aquisição da linguagem pelas crianças surdas. O objetivo foi de averiguar o processo de aprendizagem da criança surda em sala de aula, pois, através da língua materna e língua de sinais ela terá a liberdade de se adquirir e interagir com o mundo. A metodologia utilizada foi a observações participante, sendo os sujeitos de pesquisa crianças surdas da educação infantil. Conclui-se que a Língua de Sinais para a criança surda propicia o conhecimento de suas capacidadescognitivas e sociais e a partir de uma prática pedagógica bilíngue, oferece suporte às adaptações curriculares e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais da criança surda.

Palavras-chave: educação inclusiva; aquisição da linguagem; criança surda; língua de sinais.

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Publicado

17-06-2019

Como Citar

Moro, D. K. O. (2019). Aquisição da linguagem da criança surda em escola inclusiva. Eventos Pedagógicos, 10(1), 184–197. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10176