O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10196Resumo
O artigo discorre das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Interdisciplinar Letras e Pedagogia. Valeu-se do método qualitativo, por meio de entrevista semiestruturada e diálogos abertos com duas alunas. Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto embasam a pesquisa, além dos fundamentos da pesquisa participante na obra de Carlos Rodrigues Brandão. Observou-se que a prática pedagógica na formação docente e discente por uma “Pedagogia libertadora”, permite um pensar crítico, reflexivo, participativo e com leitura de mundo. Concluiu-se que no processo de alfabetização transformadora, não existe idade certa para a aprendizagem e que cada estudante possui o seu conhecimento o qual é singular, histórico, crítico e social.
Palavras-chave: Projeto Interdisciplinar Letras e Pedagogia; educação de jovens e adultos; estudantes jovens e adultas.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo R (org.). Pesquisa Participante: a partilha do saber. Aparecida -SP: Ideias & Letras, 2006.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade.28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
FREIRE, Paulo Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
PINTO Vieira, Álvaro, Sete lições sobre a Educação de Adultos. Coleção educação contemporânea.15.ed. São Paulo : Editora: Autores Associados, 1989.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
ALUNA L. Percepções da Aluna L sobre a Educação de Jovens e Adultos [entrevista cedida à] Fernanda Pereira do Lago Batista. [Trabalho de Conclusão de Curso] O Projeto Interdisciplinar, letras e pedagogia na educação de Jovens e Adultos – Sinop, UNEMAT, curso de Pedagogia, set/dez, 2018.
ALUNA T. Percepções da Aluna L sobre a Educação de Jovens e Adultos [entrevista cedida à] Fernanda Pereira do Lago Batista. [Trabalho de Conclusão de Curso] O Projeto Interdisciplinar, letras e pedagogia na educação de Jovens e Adultos – Sinop, UNEMAT, curso de Pedagogia, set/dez, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.