O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop

Autores

  • Fernanda Pereira do Lago Batista Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10196

Resumo

O artigo discorre das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Interdisciplinar Letras e Pedagogia. Valeu-se do método qualitativo, por meio de entrevista semiestruturada e diálogos abertos com duas alunas. Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto embasam a pesquisa, além dos fundamentos da pesquisa participante na obra de Carlos Rodrigues Brandão. Observou-se que a prática pedagógica na formação docente e discente por uma “Pedagogia libertadora”, permite um pensar crítico, reflexivo, participativo e com leitura de mundo. Concluiu-se que no processo de alfabetização transformadora, não existe idade certa para a aprendizagem e que cada estudante possui o seu conhecimento o qual é singular, histórico, crítico e social.

Palavras-chave: Projeto Interdisciplinar Letras e Pedagogia; educação de jovens e adultos; estudantes jovens e adultas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo R (org.). Pesquisa Participante: a partilha do saber. Aparecida -SP: Ideias & Letras, 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade.28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FREIRE, Paulo Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

PINTO Vieira, Álvaro, Sete lições sobre a Educação de Adultos. Coleção educação contemporânea.15.ed. São Paulo : Editora: Autores Associados, 1989.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

ALUNA L. Percepções da Aluna L sobre a Educação de Jovens e Adultos [entrevista cedida à] Fernanda Pereira do Lago Batista. [Trabalho de Conclusão de Curso] O Projeto Interdisciplinar, letras e pedagogia na educação de Jovens e Adultos – Sinop, UNEMAT, curso de Pedagogia, set/dez, 2018.

ALUNA T. Percepções da Aluna L sobre a Educação de Jovens e Adultos [entrevista cedida à] Fernanda Pereira do Lago Batista. [Trabalho de Conclusão de Curso] O Projeto Interdisciplinar, letras e pedagogia na educação de Jovens e Adultos – Sinop, UNEMAT, curso de Pedagogia, set/dez, 2018.

Downloads

Publicado

17-06-2019

Como Citar

O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(1), 255-269. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10196

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)