A imagem e a ilustração na literatura infantil e juvenil: uma análise semiótica da obra ‘Flávia e o Bolo de Chocolate’ de Míriam Leitão
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10155Resumo
Este artigo tem por finalidade analisar as ilustrações, bem como o texto narrativo do livro Flávia e o bolo de chocolate, escrito por Míriam Leitão, e ilustrado por Bruna Assis Brasil. Para realizarmos esta pesquisa, optamos pela teoria da semiótica discursiva de linha francesa elaborada por Algirdas Julien Greimas. Através desta pesquisa, podemos concluir que os elementos visuais não devem ser ignorados, pois não lemos e interpretamos apenas o que está escrito, mas necessitamos das imagens para ler o mundo também.
Palavras-chave: ilustração; semiótica; literatura infantil e juvenil.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2004.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Estudos do Discurso. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística: II - Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003.
GÓES, Lúcia Pimentel. Olhar de descoberta. São Paulo: Mercuryo, 1996.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. Histórias e Histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006.
LEITÃO, Míriam. Flávia e Bolo de Chocolate. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco Pequenos Leitores, 2015.
LEMOS, Helen Denise Daneres. Viagem ao mundo da imaginação: uma ‘breve’ história da ilustração na produção literária para crianças. In: ______. COENGA, Rosemar (Org.). Leitura e literatura infanto-juvenil: redes de sentido. Cuiabá, MT: Carlini & Caniato, 2010. p. 301- 318.
PIETROFORTE. Antônio Vicente. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2004.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Claro Enigma, 2012.
SOUZA, Tania C. Clemente de. Discurso e Imagem: perspectivas de análise do não verbal. Revista Eletrônica Ciberlegenda, n. 1. 1998. Disponível em: http://www.ciberlegenda.uff.br/index.php/revista/article/view/240/128 Acesso em: 06 de out. 2017.
TATIT, Luiz. A Abordagem do Texto. In. FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística: I Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.