A imagem e a ilustração na literatura infantil e juvenil: uma análise semiótica da obra ‘Flávia e o Bolo de Chocolate’ de Míriam Leitão

Autores

  • Marciele Marchesan Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10155

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar as ilustrações, bem como o texto narrativo do livro Flávia e o bolo de chocolate, escrito por Míriam Leitão, e ilustrado por Bruna Assis Brasil. Para realizarmos esta pesquisa, optamos pela teoria da semiótica discursiva de linha francesa elaborada por Algirdas Julien Greimas. Através desta pesquisa, podemos concluir que os elementos visuais não devem ser ignorados, pois não lemos e interpretamos apenas o que está escrito, mas necessitamos das imagens para ler o mundo também.

Palavras-chave: ilustração; semiótica; literatura infantil e juvenil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marciele Marchesan, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso
    Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat - Campus de Sinop-MT em 2015 e Mestrado em Letras com área de concentração em Estudos Literários pela mesma instituição em 2018. Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - Uninter em 2017. Atuou como bolsista de Iniciação a Docência do Subprojeto de Letras-Língua Inglesa-Sinop (versão 2014-2018) que faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid-Unemat (2014-2015). Já atuou como professora de Inglês na Fundação Richard Hugh Fisk (Fisk - Sinop-MT), professora de Inglês, Redação e História da Arte na Cooperativa Educacional Objetivo Albert Sabin (Sinop-MT). Tem experiência na docência do ensino superior, atuando no ano de 2017 no Centro de Idiomas da Universidade de Cuiabá - Unic - campus de Sinop-MT. Atualmente é servidora pública do Estado de Mato Grosso, no cargo de professora da área de Linguagens - Inglês, na Escola Estadual Presidente Médici em Cuiabá-MT. Tem interesse nas áreas de: Literatura Infantil Juvenil, Literatura Afro-brasileira, Teoria Literária, Sociologia, História e Ciência Política.

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2004.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Estudos do Discurso. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística: II - Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003.

GÓES, Lúcia Pimentel. Olhar de descoberta. São Paulo: Mercuryo, 1996.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. Histórias e Histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006.

LEITÃO, Míriam. Flávia e Bolo de Chocolate. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco Pequenos Leitores, 2015.

LEMOS, Helen Denise Daneres. Viagem ao mundo da imaginação: uma ‘breve’ história da ilustração na produção literária para crianças. In: ______. COENGA, Rosemar (Org.). Leitura e literatura infanto-juvenil: redes de sentido. Cuiabá, MT: Carlini & Caniato, 2010. p. 301- 318.

PIETROFORTE. Antônio Vicente. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2004.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

SOUZA, Tania C. Clemente de. Discurso e Imagem: perspectivas de análise do não verbal. Revista Eletrônica Ciberlegenda, n. 1. 1998. Disponível em: http://www.ciberlegenda.uff.br/index.php/revista/article/view/240/128 Acesso em: 06 de out. 2017.

TATIT, Luiz. A Abordagem do Texto. In. FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística: I Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003.

Downloads

Publicado

17-06-2019

Como Citar

A imagem e a ilustração na literatura infantil e juvenil: uma análise semiótica da obra ‘Flávia e o Bolo de Chocolate’ de Míriam Leitão. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(1), 593-610. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10155