Formações linguísticas do sujeito: as fronteiras entre a linguagem formal e a linguagem informal

Autores

  • Josiany Sotolani da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9200

Resumo

Este artigo explana sobre as formações linguísticas do sujeito, fazendo uma breve contextualização sobre a linguagem formal e informal, analisados sob a ótica das variedades linguísticas. Também tratamos sobre a linguagem escrita e a falada, mostrando o valor ‘social’ de cada uma. Para, a partir disto, analisar a língua ensinada nas escolas e como ela é ensinada. Sob que ótica? Pretendemos com este artigo mostrar alternativas de se analisar a língua de cada um. Afinal, falamos várias línguas em português, e aqui analisamos brevemente algumas dessas variáveis sob a ótica as sociolinguística.

Palavras-chave: língua; variações; sociolinguística.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália, a novela sociolingüística. São Paulo: Contexto, 1997.

______ . Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002.

______ . Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. 10. ed. São Paulo: Spicione, 2001.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: 1998, Nacional.

COUTINHO, Ismael de Lima. Gramática Histórica. Rio de Janeiro: Editora ao Livro Técnico, 1976.

HERNANDES, Maria Célia Lima. Domínio de Linguagem I: práticas pedagógicas. São Paulo: Disal, 2002.

PERINE, Mario A. Sofrendo a Gramática: ensaios sobre a linguagem. São Paulo: Editora Ática, 2001.

______ . Para uma nova gramática do Português. 10.ed. São Paulo: Editora Ática, 2000.

POSSENTI, Sírio. Porque (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

TERRA, Ernani. Práticas de Linguagem & Produção de textos. Ens. Médio. São Paulo: Scipione, 2001.

Downloads

Publicado

18-04-2012

Como Citar

Formações linguísticas do sujeito: as fronteiras entre a linguagem formal e a linguagem informal. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 455-466. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9200