v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso

					Visualizar v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso

Seção Apresentação: pelas professoras Cristinne Leus Tomé e Tânia Pitombo de Oliveira, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop - MT;

Introdução: Deborah Cristina Ferreira;

Seção Artigos: produções da comunidade com a temática "Introdução à Análise de Discurso".

Seção Entrevista: vários professores e pesquisadores destacaram a importância do trabalho da professora Regina Maria Varini Mutti, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Organizadoras: Catichilene Gomes de Sousa; Cristinne Leus Tomé; Gisely Noeli Vanderlin de Bezen e Tânia Pitombo de Oliveira.

Data de publicação: 18 de abril de 2012.

Publicado: 18-04-2012

Expediente

  • Expediente

    Cristinne Leus Tomé
    1 -9
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9197

Apresentação

  • Apresentação

    Cristinne Leus Tomé, Tânia Pitombo de Oliveira
    10-12
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9143

Introdução

  • Introdução

    Deborah Cristina Ferreira
    13-24
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9196

Seção Artigos

  • Perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária, no âmbito da análise de discurso: campanhas da Rede Hortifruti

    Aguinacira Ciebre dos Santos, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi Signor
    25-34
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9148
  • Gesticulando os sentidos: imagem e memória discursiva

    Anézio Martins Santana, Viviane Rossato
    45-51
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9153
  • A Análise do Discurso

    Amanda Maria Sampaio, Elaine Xavier Lima Babinski
    35-44
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9151
  • As formações imaginárias acerca da educação oferecida no sistema penitenciário

    Catichilene Gomes de Souza, Débora Wanessa Eskelsen de Sunti
    52-62
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9130
  • A educação no ementário das disciplinas do doutorado interinstitucional – DINTER: efeitos de sentido

    Cláudia Landin Negreiros
    63-78
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9195
  • O texto publicitário: persuasão e ideologia

    Cleunice Fernandes da Silva, Mariani Gracieli Dutra
    79-83
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9154
  • Do silêncio ao discurso da ‘e-STÓRIA’: uma análise dos sujeitos Gessinger e Maltz

    Clevilson da Silva
    84-92
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9158
  • Análise do discurso sobre grafite e pichações nos espaços públicos

    Cristina Martins e Martins, Marina Kione Schmidt
    93-100
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9161
  • A segurança: o discurso fundador e os sentidos pedagógicos em uma canção de ninar

    Cristinne Leus Tomé
    101-117
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9193
  • Campanhas publicitárias do ‘O Boticário’

    Dayana da Silva Rhoden, Monnay Alves Torres Simon
    130-137
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9129
  • O discurso formador na construção de imáginários da cidade de Terra Nova do Norte – MT e sua relação com o processo migratório do sul do Brasil em direção à Amazônia Legal

    Cristinne Leus Tomé, Margarida Korpalski
    118-129
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9194
  • Análise da capa da revista Veja ‘O Mal’

    Edineia Duarte da Silva Freitas, Joseane Nascimento Lima da Silva
    147-152
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9164
  • O corpo como texto: análise discursiva da escrita no corpo

    Deborah Cristina Ferreira
    138-146
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9206
  • Uma crítica ao sistema educacional na letra da música ‘Estudo Errado’ do Gabriel Pensador

    Emilia Dieterich, Gisely Noeli Vanderlinde Bezen
    158-164
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9142
  • Análise de uma propaganda

    Elizabeth Rossato, Roseni Aparecida Coelho de Souza
    153-157
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9184
  • Regularização discursiva, autoria e Pedagogia: aproximações à luz da Análise de Discurso

    Fabiola Ponzoni Balzan
    165-173
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9183
  • Análise publicitária da rede de lanches HABIB’S publicado na revista Veja

    Fernanda de Souza Pedroso, Marcos Alves Martins Geminiano
    174-181
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9185
  • Influência da música gospel na postura religiosa dos jovens enquanto prática discursiva

    Janete Strutz, Maristela Landmann
    196-205
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9137
  • O poder da persuasão nos discursos políticos: a ‘realidade’ da mídia

    Hanna Verônica da Silva Fernandes, Neusa Inês Philippsen
    182-195
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9198
  • Análise do discurso na propaganda ‘Bom Bril’

    Joseane Santos da Silva Costa, Vanessa dos Santos Scarranaro
    206-209
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9186
  • A Análise do Discurso aplicada na letra da música ‘Até Quando?’ de Gabriel O Pensador

    Joseane Silva Pinto, Rosecler Silva Pinto
    210-218
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9187
  • A mulher nas propagandas de cerveja: efeitos de sentido

    Keila Rejane Warmling, Tatiane Gomes da Silva Barragan
    227-235
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9146
  • A (des)construção identitária da figura feminina na música ‘Algo Por Você’ dos Engenheiros do Hawaii

    Josiany Sotolani da Silva
    219-226
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9147
  • Análise comparativa dos diferentes contextos de projeção da obra ‘Operários’ de Tarcila do Amaral

    Luciane Ferreira
    245-252
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9139
  • O retrato da educação pública em nosso país

    Liliane Oliveira Souza, Wélia Leão de Sousa
    236-244
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9190
  • Foto e fato: o discurso expresso na imagem ‘A criança e o urubú’

    Rita Cácia de Andrade
    253-260
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9188
  • ‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábula

    Vera Lucia de Oliveira Pereira Buose
    261-267
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9189
  • A Síndrome de Down no contexto familiar e social

    Amanda Maria Sampaio, Amanda Maria Sampaio
    276-286
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9138
  • Ser educador na EJA: mais que um mediador no processo de superação e desafios de aprendizagem

    Aguinacira Ciebre dos Santos
    268-275
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9150
  • A linguagem cinematográfica na constituição do sentido na obra fílmica ‘Abril Despedaçado’

    Catichilene Gomes de Souza
    287-297
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9135
  • Categorias narrativas presentes no conto ‘Miglles’

    Cleunice Fernandes da Silva
    298-303
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9156
  • O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas

    Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi Signor
    314-323
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9155
  • Construções e descobertas: fragmentação do sujeito

    Clevilson da Silva
    304-313
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9157
  • 'A Moça Tecelã' de Marina Colasanti

    Dayana da Silva Rhoden
    331-339
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9132
  • O linguajar cuiabano: as particularidades de falar cuiabano

    Cristina Martins Martins
    324-330
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9159
  • Língua Inglesa para crianças de 4 e 5 anos de idade

    Débora Wanessa Eskelsen de Sunti
    340-349
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9160
  • Educação e currículo: conceito e análise das propostas de educação inclusiva no Brasil

    Deborah Cristina Ferreira
    350-360
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9162
  • Uma leitura do social da obra ‘O Meu Pé de Laranja Lima’ de José Mauro de Vasconcelos

    Edineia Duarte da Silva Freitas
    361-369
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9165
  • O sujeito estagiário em busca de autorização

    Elaine Xavier Lima Babinski
    370-381
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9166
  • A perspectiva do gênero nos estudos da masculinidade

    Emilia Dieterich
    392-398
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9145
  • O interesse pela literatura: a escola Euclides da Cunha em evidência

    Elizabeth Rossato
    382-391
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9167
  • A imagem do narrador-protagonista no conto ‘Feliz Ano Novo’ de Rubem Fonseca: análise da imagem do narrador-protagonista

    Gisely Noeli Vanderlinde Bezen
    407-415
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9141
  • A obra ‘Dom Quixote Das Crianças’: um encontro com a literatura cômica e a aprendizagem

    Fernanda de Souza Pedroso
    399-406
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9168
  • Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas

    Janete Strutz
    416-425
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9169
  • Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani

    Joseane Nascimento Lima da Silva
    426-436
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9170
  • Concepções de ensino-aprendizagem de profissionais formados em letras

    Joseane Santos da Silva Costa
    437-446
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9171
  • Texto literário e formação crítica do aluno

    Joseane Silva Pinto
    447-454
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9172
  • A relação entre a formação do corpo docente e o ensino ofertado ao curso de letras na UNEMAT Sinop

    Keila Rejane Warmling
    467-476
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9174
  • Formações linguísticas do sujeito: as fronteiras entre a linguagem formal e a linguagem informal

    Josiany Sotolani da Silva
    455-466
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9200
  • A recriação mítica do mundo e o mito da primavera

    Luciane Ferreira
    485-494
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9140
  • A presença de vocábulos da Língua Inglesa em nosso contexto: uma verificação da abrangência das crenças e atitudes de consumidores

    Liliane Oliveira Souza
    477-484
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9175
  • Legião Urbana: a dimensão da musicalidade e os sentidos através de gerações

    Marcos Alves Martins Geminiano
    495-503
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9176
  • Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privada

    Mariani Gracieli Dutra
    504-508
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9192
  • A charge em sala de aula: leitura em novas perspectivas para o ensino

    Maristela Landmann
    518-527
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9136
  • O leitor e as armadilhas do texto nos contos: ‘O Evangelho Segundo Marcos’ de Jorge Luis Borges e ‘Via Crucis’ de Clarice Lispector

    Marina Kione Schmidt
    509-517
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9177
  • Interfaces do romance em José de Alencar

    Monnay Alves Torres Simon
    528-536
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9134
  • A influência da música na aprendizagem de língua estrangeira

    Roseni Aparecida Coelho de Souza
    547-556
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9179
  • A variação linguística no ensino de língua portuguesa

    Rita Cácia de Andrade
    537-546
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9178
  • O intimismo de Clarice Lispector na literatura infantil: análise da obra 'A mulher que matou os peixes'

    Tatiane Gomes da Silva Barragan
    557-566
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9180
  • Anglicismos na vida do brasileiro: crenças de profissionais da mídia

    Vanessa dos Santos Scarranaro
    567-577
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9181
  • Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop

    Vera Lucia de Oliveira Pereira Buose
    578-588
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9182
  • As diferentes metodologias de ensino da Língua Inglesa em diferentes segmentos de ensino

    Viviane Rossato
    589-598
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9152
  • A linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa: o ensino-aprendizagem da língua materna no espaço da sala de aula

    Wélia Leão de Sousa
    599-610
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9191

Entrevista

  • Homenagem à professora Regina Maria Varini Mutti

    Cristinne Leus Tomé, Marleni Matte
    611-624
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9144