Concepções de ensino-aprendizagem de profissionais formados em letras

Autores

  • Joseane Santos da Silva Costa

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9171

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar e discutir concepções de ensino-aprendizagem de profissionais formados em Letras, especificamente professores do município de Sinop que atuam no ensino público e privado. Para desenvolver o estudo doze professores de Letras foram entrevistados, sendo dois dos participantes da entrevista atípicos na área, por não lecionarem. A pesquisa teve por intenção detectar nestes profissionais quais as abordagens que permeiam o processo de ensino-aprendizagem e identificar através das entrevistas se há possíveis relações com a prática docente. Assim concluímos que os profissionais entrevistados estão em processo de transição entre as abordagens, pois cada docente demonstrou utilizar diversas abordagens no processo ensino-aprendizagem, neste caso diagnosticamos a necessidade de novas práticas educativas que os leve a se adequar cada vez mais a uma abordagem interacionista, que possibilite a construção do conhecimento.

Palavras-chave: letras; didática; ensino-aprendizagem; professores de letras; interacionista; José Carlos Libâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BUSSMANN, A. C; ABBUD, M. L. M. Trabalho docente. In: BRZEZINSKI, I. (Org.) Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano, 2002.

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 16.ed. Campinas: Papirus, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GÓMES, A. I. P. Os processos de ensino-aprendizagem: análise didática das principais teorias da aprendizagem. In: SACRISTÁN J. G; GÓMEZ A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PROFESSOR B. Professor B. depoimento. [19 Mai. 2009]. Entrevistadora: Joseane Santos da Silva Costa. Sinop, MT, 2009. Gravação digital. (14 min e 23 seg). Entrevista concedida para a disciplina de Didática.

PROFESSOR C. Professor C. depoimento. [13 Mai. 2009]. Entrevistadora: Joseane Santos da Silva Costa. Sinop, MT, 2009. Gravação digital. (11 min e 56 seg). Entrevista concedida para a disciplina de Didática.

PROFESSOR D. Professor D. depoimento. [11 Mai. 2009]. Entrevistadora: Joseane Santos da Silva Costa. Sinop, MT, 2009. Gravação digital. (11 min e 05 seg). Entrevista concedida para a disciplina de Didática.

PROFESSOR E. Professor E. depoimento. [19 Mai. 2009]. Entrevistadora: Joseane Santos da Silva Costa. Sinop, MT, 2009. Gravação digital. (12 min e 40 seg). Entrevista concedida para a disciplina de Didática.

PROFESSOR I. Professor I. depoimento. [12 Mai. 2009]. Entrevistadora: Joseane Santos da Silva Costa. Sinop, MT, 2009. Gravação digital. (15 min e 03 seg). Entrevista concedida para a disciplina de Didática.

PROFESSOR J. Professor J. depoimento. [12 Mai. 2009]. Entrevistadora: Joseane Santos da Silva Costa. Sinop, MT, 2009. Gravação digital. (12 min e 39 seg). Entrevista concedida para a disciplina de Didática.

PROFESSOR K. Professor K. depoimento. [13 Mai. 2009]. Entrevistadora: Joseane Santos da Silva Costa. Sinop, MT, 2009. Gravação digital. (16 min e 55 seg). Entrevista concedida para a disciplina de Didática.

Downloads

Publicado

18-04-2012

Como Citar

Concepções de ensino-aprendizagem de profissionais formados em letras. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 437-446. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9171