A LITERATURA INFANTIL

o imaginário social e representação de mundo no espaço pedagógico de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Ana Julya de Oliveira Rieger Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13170

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Imaginário social, Alunos do ensino fundamental

Resumo

Este trabalho investiga a relação entre literatura infantil, imaginário social e representação de mundo no contexto pedagógico dos anos iniciais. Com base em autores como Regina Zilberman, Nelly Novaes Coelho, Bruno Bettelheim e Lev Vygotsky, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, mediante entrevistas com professores da rede pública de Sinop no primeiro semestre de 2023. Os resultados destacam o impacto da literatura infantil, promovendo uma educação que celebra a diversidade e forma leitores críticos e criativos, capazes de influenciar positivamente a sociedade.

Downloads

Biografia do Autor

  • Ana Julya de Oliveira Rieger, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/1. Sinop, Mato Grosso, Brasil. 

Referências

BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos Contos de Fadas. 6. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos Contos de Fadas. 42. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COSTA, M. N. A importância da leitura e da contação de história no desenvolvimento da criança: estimulando a criatividade. Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 14, n. 2(36. ed.), p.310-318, jun./jul.2023.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Apresentação e comentários de Ana Luiza Smolka. São Paulo: Ática, 2009.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global Editora, 2006.

Downloads

Publicado

23-12-2024

Como Citar

Rieger, A. J. de O. (2024). A LITERATURA INFANTIL: o imaginário social e representação de mundo no espaço pedagógico de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 15(3), 991-1001. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13170