A LITERATURA INFANTIL
o imaginário social e representação de mundo no espaço pedagógico de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13170Palavras-chave:
Literatura Infantil, Imaginário social, Alunos do ensino fundamentalResumo
Este trabalho investiga a relação entre literatura infantil, imaginário social e representação de mundo no contexto pedagógico dos anos iniciais. Com base em autores como Regina Zilberman, Nelly Novaes Coelho, Bruno Bettelheim e Lev Vygotsky, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, mediante entrevistas com professores da rede pública de Sinop no primeiro semestre de 2023. Os resultados destacam o impacto da literatura infantil, promovendo uma educação que celebra a diversidade e forma leitores críticos e criativos, capazes de influenciar positivamente a sociedade.
Downloads
Referências
BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos Contos de Fadas. 6. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos Contos de Fadas. 42. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COSTA, M. N. A importância da leitura e da contação de história no desenvolvimento da criança: estimulando a criatividade. Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 14, n. 2(36. ed.), p.310-318, jun./jul.2023.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Apresentação e comentários de Ana Luiza Smolka. São Paulo: Ática, 2009.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global Editora, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.