O texto publicitário: persuasão e ideologia

Autores

  • Cleunice Fernandes da Silva
  • Mariani Gracieli Dutra UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9154

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar um texto publicitário que foi divulgado em uma campanha da empresa O Boticário  em 2005. Os anúncios exploravam o universo dos contos de fadas, buscando  por meio da persuasão, mudar as impressões, ideias, valores, concepções de mundo e ideologias do interlocutor. A estratégia era implantar uma nova forma de pensar, sentir e agir em relação aos contos fantásticos.

Palavras-chave: letras; Análise do Discurso; a persuasão e a ideologia no texto publicitário; anúncio promovido pela empresa O Boticário; Maingueneau.

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Referências

CHAUÍ, Marilena. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SANT‟ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. rev. São Paulo: Pioneira, 1998.

VEJA. [Campanha] Conto de fadas. 1905 ED. Disponível em:http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 13 set. 2011.

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Publicado

18-04-2012

Como Citar

O texto publicitário: persuasão e ideologia. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 79-83. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9154