A linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa: o ensino-aprendizagem da língua materna no espaço da sala de aula

Autores

  • Wélia Leão de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9191

Resumo

Este artigo apresenta como principal  pressuposto teórico-metodológico a Linguística Aplicada,  que é  uma área do saber vem  contribuindo muito com a prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa e com o ensino de Língua Materna. O nosso maior objetivo aqui é refletir sobre as metodologias utilizadas por professores de Língua Portuguesa e debater sobre paradigmas de ensino-aprendizagem em sala de aula. Queremos com isso que o trabalho com a leitura e escrita seja (re)pensado e ministrado de forma dinâmica, para assim estimular o gosto pela aprendizagem. Assim sendo, destacamos neste texto alguns recursos didáticos importantes, pois compreendemos que eles fazem com que o aluno vivencie aquilo que ele está aprendendo, interagindo com o conteúdo, e, portanto, proporcionam uma aprendizagem muito mais significativa do que os métodos tradicionais.

Palavras-chave: linguística aplicada; língua portuguesa; ensino-aprendizagem de língua portuguesa; metodologia; professor de língua materna.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BORDINI. M. Da; AGUIAR, V.T. De Literatura Formação do Leitor. Porto Alegre. Mercado Aberto. 1988.

CONDEMARÍN, Mabel. Avaliação Autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2005.

COSTA, G.S. Breve histórico da linguística aplicada. Disponível em:http://www.giseldacosta.com.b. Acesso em: 27 jan. 2012.

FARACO, Carlos Alberto; CASTRO, Gilberto de. Por uma teoria linguística que fundamente o ensino de língua materna (ou de como apenas um pouquinho de gramática nem sempre é bom). Disponível em: www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_15/faraco_castro. Acesso em: 08 dez. 2008.

KOPSCHITZ, Lúcia X. B; MATTOS, Maria Augusta B. A Lingüística Aplicada e a Linguística. In: Trabalhos em Lingüística Aplicada. Campinas: Institutos dos Estudos da Linguagem, v. 22, 1993. p.07-23.

LOPES, Luis Paulo da Moita. Oficina de Linguística Aplicada.Campinas: Mercado de Letras, 1996.

MINGUES, Eliane; ARATANGY, Claúdia Rosenberg. Cadernos da TV Escola: PCN na Escola/Diários Projetos de Trabalho. MEC. 1998.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Fontes, 2002.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2001.

______ Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______ Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Downloads

Publicado

18-04-2012

Como Citar

A linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa: o ensino-aprendizagem da língua materna no espaço da sala de aula. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 599-610. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9191

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)