As formações imaginárias acerca da educação oferecida no sistema penitenciário
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9130Resumo
Este artigo é resultado da pesquisa qualitativa, realizada através de gravações, a qual teve o intuito de investigar as formações imaginárias presente na educação oferecida no sistema penitenciário. Foram entrevistados dois grupos distintos ligados à educação. Procuramos identificar no discurso dos entrevistados alguma evidência discriminatória em relação ao grupo de estudantes do sistema carcerário, assim como, o efeito produzido pela educação na ressocialização desses sujeitos. O papel da escola dentro do sistema penitenciário é tratado como uma forma de reintegrar aquele que cometeu um crime perante a sociedade. Portanto, a educação se faz necessária na vida do reeducando, enquanto formadora de uma sociedade. Utilizamos como aporte teórico autores da Análise do Discurso e autores que discutem a educação penitenciária.
Palavras-chave: letras; linguística; Análise do Discurso; educação; formações imaginárias; sistema penitenciário.
Downloads
Referências
AGENTE. Agente. depoimento. [02 set. 2011]. Entrevistadora: Catichilene Gomes de Sousa. Sinop, MT, 2001. Gravação digital. (44 seg). Entrevista concedida para a disciplina de Análise de Discurso do curso de Especialização Linguística Aplica ao ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
ALUNO. Aluno: depoimento. [06 set. 2011]. Entrevistadora: Débora Wanessa Eskelsen de Sunti. Sinop, MT, 2011. Gravação digital. (2 min 17 seg). Entrevista concedida para a disciplina de Análise de Discurso do curso de Especialização Linguística Aplica ao ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210.htm>. Acesso em: 19 set. 2011.
BRASIL. Resolução CNE/CEB n° 2/2010. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de maio de 2010, Seção 1, p.20. Disponível em: http://www.direitoaeducacao.org.br/tags/educacao-de-jovens-e-adultos/. Acesso em: 19 set. 2011.
CARRREIRA, Denise. Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação: Educação nas Prisões Brasileiras. São Paulo: Plataforma DhESCA Brasil, 2009. Disponível em: http://www.observatoriodaeducacao.org.br/images/pdfs/relatorioeducacaoonasprisoesfinal.pdf. Acesso em: 17 set. 2011.
INSPETOR. Inspetor. depoimento. [06 set. 2011]. Entrevistadora: Débora Wanessa Eskelsen de Sunti. Sinop, MT, 2011. Gravação digital. (1 min 43 seg). Entrevista concedida para a disciplina de Análise de Discurso do curso de Especialização Linguística Aplica ao ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
NEVES, R. A. DAMIANI, M. F. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista, vol. 1, n° 2. abril 2006. Disponível em: http://www.miniweb.com.br/educadores/Artigos/PDF/vygotsky.pdf. Acesso em: 19 de set. 2011.
ORGANIZAÇÔES DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos – adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral, de 10 de dezembro de 1948. Disponível em: http://unicrio.org.br/img/DeclU_D_HumanosVersoInternet.pdf. Acesso em: 16 set. 2011.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
______. Análise de Discurso. IN: ORLANDI, E. P; LAGAZZI-RODRIGUES, S (Orgs.). Introdução às ciências da linguagem: Discurso e Textualidade. Campinas: Pontes, 2006.
PROFESSOR CENTRAL. Professor Central. depoimento. [06 set. 2011]. Entrevistadora: Débora Wanessa Eskelsen de Sunti. Sinop, MT, 2011. Gravação digital. (2 min 20 seg). Entrevista concedida para a disciplina de Análise de Discurso do curso de Especialização Linguística Aplica ao ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
PROFESSOR SISTEMA. Professor Sistema. depoimento. [31 ago.2011]. Entrevistadora: Catichilene Gomes de Sousa. Sinop, MT, 2001. Gravação digital. (1 min 40 seg). Entrevista concedida para a disciplina de Análise de Discurso do curso de Especialização Linguística Aplica ao ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
REEDUCANDO. Reeducando. depoimento. [02 set. 2011]. Entrevistadora: Catichilene Gomes de Sousa. Sinop, MT, 2001. Gravação digital. (3 min 16 seg). Entrevista concedida para a disciplina de Análise de Discurso do curso de Especialização Linguística Aplica ao ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
RENZO, A. M. Liceu Cuiabano: Língua Nacional, Religião e Estado. In: ORLANDI, E. P.; GUIMARÃES, Eduardo (Orgs.). Institucionalização dos estudos da linguagem: a disciplinarização das ideias linguísticas. Campinas: Pontes, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.