O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9155Resumo
O presente trabalho aborda o poder da linguagem persuasiva na mídia e propõe fazer uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas. Objetiva averiguar e compreender como a mídia através da linguagem publicitária utilizando-se dos recursos expressivos, estéticos, apelativos e criativos, manipula e convence o leitor na aquisição do produto oferecido/veiculado, no caso específico desta análise, o carro utilitário considerando um item que a maioria das famílias almeja. Com o intuito de compreender o objeto desta análise, na fundamentação teórica, serão abordados dentre outros autores Eni Puccinelli Orlandi na área de Análise do Discurso e Adilson Citelli na Linguagem e Persuasão. A pesquisa utiliza-se de imagens de carros, veiculadas em revistas, descrevendo a forma como a mídia utiliza-se da linguagem verbal e não verbal, as formulações selecionadas por cada marca, a disposição na página e as especificidades dirigidas ao público feminino.
Palavras-chave: linguagem; Análise de Discurso; publicidade; propaganda; revistas femininas
Downloads
Referências
BELLENGER, Lionel. A persuasão e suas técnicas. Tradução: Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 15 ed. São Paulo, Ática, 2002.
CHEVROLET Zafira. Cláudia, São Paulo: Abril, mar. 2006, p: 22.
CITROËN Grand C4 Picasso. Caras, São Paulo: Abril, 10 out. 2008, p: 04.
GASTALDO, Édison. A representação do espaço doméstico e papéis de gênero na publicidade. In: FUNCK, Susana; WIDHOLZER, Nara (orgs.). Gênero em discursos da mídia. Florianópolis: Mulheres, 2005. p. 53- 69.
MAGALHÃES, Izabel. Critical discourse analysis and the semiotic construction of gender identities. D.E.L.T.A., 21, número especial, p. 179-205, 2005.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos em Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
MIRA, M. C. O masculino e o feminino nas revistas da cultura de massas ou o deslocamento do olhar. In: Cadernos Pagu, nº. 21, setembro de 2003.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET F.; HAK, T. (Orgs.) Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel PÊCHEUX. (Título original: Analyse Automatique du Discours. Paria, 1969).Trad. De Eni P. Orlandi. Campinas: Unicamp, 1990.
SCALZO, Marilia. Jornalismo de Revista. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2003.
SPRADLEY, J. (1980). Participant observation. In: BODGDAN, R.; BIKLEN, S. Qualitative research for education: An introduction to theory and methods. 3.ed. Boston: Allyn and Bacon, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.