O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas

Autores

  • Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi Signor UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9155

Resumo

O presente trabalho aborda o poder da linguagem persuasiva na mídia e propõe fazer uma reflexão da  propaganda de carros em revistas femininas. Objetiva  averiguar e compreender como a mídia através da linguagem  publicitária  utilizando-se dos recursos expressivos, estéticos, apelativos e criativos, manipula e convence o leitor na aquisição do produto oferecido/veiculado, no caso específico desta análise, o carro utilitário considerando um item  que a maioria das famílias almeja. Com o intuito de compreender o  objeto desta análise, na fundamentação teórica,  serão abordados dentre outros  autores  Eni  Puccinelli Orlandi na  área de  Análise do Discurso e Adilson Citelli na Linguagem e Persuasão. A pesquisa utiliza-se de imagens de carros, veiculadas em revistas, descrevendo a forma como a mídia  utiliza-se da linguagem verbal e não verbal, as formulações selecionadas por cada marca, a disposição na página e as especificidades dirigidas ao público feminino.

Palavras-chave: linguagem; Análise de Discurso; publicidade; propaganda; revistas femininas

 

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Publicado

18-04-2012

Como Citar

O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 314-323. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9155