A importância do brincar na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10186Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre o brincar na educação infantil em uma escola privada no município de Sinop, Mato Grosso. O objetivo foi mostrar a importância dessa prática para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor da criança, com idade entre 4 e 5 anos. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e qualitativa, mediante observações no espaço escolar. Lev Semyonovich Vigotsky, Tizuko Morchida Kishimoto e outros embasam a pesquisa. Após a análise dos dados obtidos, evidenciou-se a importância da introdução de brincadeiras, por meio de jogos pedagógicos, na contribuição para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo das crianças.
Palavras-chave: educação infantil; prática pedagógica; brincar; aprendizagem; crianças; abordagem qualitativa.
Downloads
Referências
MORAIS, Ana Maria Galeazzi. A importância do brincar na educação infantil. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm. Acesso dia 03 de julho de 2018
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 1998. Vol. 1, p.23.
BROUGERE, Gilles. Brinquedo e cultura/Gilles Brougere: revisão técnica e versão brasileira adaptada por Gisela Wajskop. _4. ed.- São Paulo, Cortez, 2001.- ( Coleção Questões da Nossa Época;v.43).
CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.
Dicionário da Língua Portuguesa – Aurélio, 1986.
GOÉS, Maria Cecília Rafael de. Brincadeira e deficiência mental: um estudo em instituição especial para deficientes mentais. 5° Congresso de Pós Graduação, 2007.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In. KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 13-43 OLIVEIRA, Vera Barros. (org.) O Brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
VIGOTSKY, Lev. Semyonovich. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Trad. Zóia Prestes. In: Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, 8, 23-36, 1933/2008.
VIGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. 6ª ed. São Paulo, SP. Martins Fontes Editora LTDA, 1998.
ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.