A importância do brincar na educação infantil

Autores

  • Angela Cristina Pereira da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10186

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o brincar na educação infantil em uma escola privada no município de Sinop, Mato Grosso. O objetivo foi mostrar a importância dessa prática para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor da criança, com idade entre 4 e 5 anos. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e qualitativa, mediante observações no espaço escolar. Lev Semyonovich Vigotsky, Tizuko Morchida Kishimoto e outros embasam a pesquisa. Após a análise dos dados obtidos, evidenciou-se a importância da introdução de brincadeiras, por meio de jogos pedagógicos, na contribuição para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo das crianças.

Palavras-chave: educação infantil; prática pedagógica; brincar; aprendizagem; crianças; abordagem qualitativa.

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Referências

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Publicado

17-06-2019

Como Citar

Silva, A. C. P. da. (2019). A importância do brincar na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 10(1), 59–69. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10186

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