A importância da prática pedagógica no desenvolvimento da criança na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i3.10116Resumo
O presente artigo objetivou compreender a importância da prática pedagógica no desenvolvimento das crianças de quatro e cinco anos em uma instituição de educação infantil na cidade de Sinop, Mato Grosso. O estudo foi realizado através da pesquisa qualitativa, observação da prática das professoras, questionário com perguntas abertas direcionado as professoras e uso do caderno de campo para anotações e reflexões sobre importantes aspectos vivenciados. Concluiu-se que a prática pedagógica contribui em todos os aspectos no processo de aprendizagem da criança, decorrente das estratégias que as professoras criam para que isso ocorra de forma prazerosa e eficaz.
Palavras-chave: educação infantil; prática pedagógica; processo de aprendizagem.
Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1981.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.
_______. Estatuto da criança e do adolescente: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, e legislação correlata. 9. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2010. 207 p.
_______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23/12/1996, p. 27.833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm>. Acesso em: 05 jun. 2018.
_______. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEB, 2009.
_______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, MEC, 2010.
_______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2015.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciências, técnica parte: o desafio da pesquisa social. In: ______ (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 09-29.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HORN, M. G. S. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LIMA, Elvira de Souza. Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: Sobradinho, 2001.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento [jun. 2018]. Entrevistadora: Anna Tayná Pereira de Assis. Sinop, MT, 2018. 1 f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento [jun. 2018]. Entrevistadora: Anna Tayná Pereira de Assis. Sinop, MT, 2018. 1 f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
SOUZA, João Francisco de. Prática pedagógica e formação de professores. Recife: Bagaço, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.