Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas

Autores

  • Janete Strutz Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9169

Resumo

O presente trabalho propõe analisar e discutir possíveis crenças encontradas em quatro profissionais formados em Letras sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Ao dialogar com autores como Ana Maria Ferreira Barcelos, Fabio Madeira e Almeida Filho, defino crenças como princípios pessoais, declarados ou inferidos pelo discurso ou pela ação,  aceitos como verdades, e que exercem influência sobre o que os indivíduos pensam e o que eles fazem. As crenças são dinamicamente construídas a partir das experiências que estes indivíduos vivenciam durante toda a sua história de vida, a partir de características pessoais, como a idade, o sexo, a formação ou a personalidade. Este trabalho também objetiva contribuir para caminhos de ação e reflexão da prática de ensinar do professor, os recursos e os métodos utilizados levando em consideração que diferentes posturas metodológicas e concepções que podem permear o trabalho docente do professor de língua inglesa, bem como de sua própria formação acadêmica e que as crenças podem servir de barreiras ou auxiliar o processo e podem sofrer alterações pela experiência que as pessoas vivenciam.

Palavras-chave: letras; Língua Inglesa; ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; professor de línguas estrangeiras; Ana Maria Barcelos.

 

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Biografia do Autor

  • Janete Strutz, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Sinop
    Letras - pós em  Linguistica Aplicada

Referências

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PROFESSOR A. Professor A. depoimento. [21 out. 2007]. Entrevistadora: Janete Strutz. Sinop, MT, 2007. Questionário. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).

PROFESSOR B. Professor B. depoimento. [21 out. 2007]. Entrevistadora: Janete Strutz. Sinop, MT, 2007. Questionário. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).

PROFESSOR C. Professor C. depoimento. [21 out. 2007]. Entrevistadora: Janete Strutz. Sinop, MT, 2007. Questionário. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).

PROFESSOR D. Professor D. depoimento. [21 out. 2007]. Entrevistadora: Janete Strutz. Sinop, MT, 2007. Questionário. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).

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Publicado

18-04-2012

Como Citar

Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 416-425. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9169