A segurança: o discurso fundador e os sentidos pedagógicos em uma canção de ninar

Autores

  • Cristinne Leus Tomé Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9193

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de Dissertação e analisa uma canção de ninar oriunda do Império Inca para compreender os sentidos que ajudaram a constituir o discurso fundador sobre a identidade do povo inca, assim como as práticas pedagógicas discursivas ali representadas. Como interlocução teórica, buscou-se em autores da Análise do Discurso, Michel Pêcheux e Eni Orlandi e, para suporte histórico, Henri Favre, Victor Von Hagen, Eduardo Galeano e Jorge Eduardo Paniagua L.

Palavras-chave: Análise do Discurso; discurso fundador; práticas pedagógicas; canção de ninar; Michel Pêcheux.

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Biografia do Autor

Cristinne Leus Tomé, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em História Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, concursada em Metodologia Científica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino/aprendizagem, análise de discurso.

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Publicado

18-04-2012

Como Citar

Tomé, C. L. (2012). A segurança: o discurso fundador e os sentidos pedagógicos em uma canção de ninar. Eventos Pedagógicos, 3(1), 101–117. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9193

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