Regularização discursiva, autoria e Pedagogia: aproximações à luz da Análise de Discurso

Autores

  • Fabiola Ponzoni Balzan Faculdade Anglo-Americano de Caxias do Sul/RS

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9183

Resumo

Discuste a regularização e a autoria no processo educativo a partir da análise das marcas discursivas presentes em enunciados de estudantes de uma disciplina do curso de Pedagogia. Os recortes discursivos deflagram a presença das marcas discursivas ‘é necessário e é preciso’. Os vestígios deixados no fio intradiscursivo permitem fazer emergir o interdiscurso e com ele os conflitos e as contradições inerentes à constituição do sujeito e de seu dizer. Quando esse sujeito está na posição de professor, o seu discurso passa, então, a ser guiado pelo discurso da formação acadêmica. É possível, portanto, ver o conflito e a contradição de vozes de diferentes lugares evidenciadas por um lado através da teoria e, por outro, da prática didático-pedagógica. Logo, levar em conta a heterogeneidade que constitui o sujeito e o seu dizer pode auxiliar na compreensão do complexo processo educativo. O gesto de interpretação se dá pelas noções teóricas da análise de discurso (AD) francesa relacionando o linguístico, o ideológico e o inconsciente à constituição do sujeito e de seu discurso. Busca o estranhamento de sentidos naturalizados pela linguagem. Aponta à heterogeneidade do sujeito e do discurso e concebe que os sentidos são produzidos pelos sujeitos sob condições sócio-históricas, mediante o uso da língua, sendo formulados a cada enunciação, numa dinâmica de significação que se abre a novos sentidos.

Palavras-chave: pedagogia; regularização; autoria; Análise de Discurso.


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Biografia do Autor

  • Fabiola Ponzoni Balzan, Faculdade Anglo-Americano de Caxias do Sul/RS
    Professora do Curso de Pedagogia. Coordenadora do Curso de Pedagogia.

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Publicado

18-04-2012

Como Citar

Regularização discursiva, autoria e Pedagogia: aproximações à luz da Análise de Discurso. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 165-173. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9183