Gesticulando os sentidos: imagem e memória discursiva
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9153Resumo
O objetivo desse trabalho é a guisa de reflexões proporcionadas pelas aulas de Análise de Discurso: a linguagem no contexto social - ministradas pela professora Tânia Pitombo no curso de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, disponibilizado, pela UNEMAT, campus de Sinop, apresentar uma breve análise de uma imagem que foi proposta para trabalhar temas como relacionamentos interpessoais, ética, cidadania e meio ambiente em um livro didático da disciplina de Empreendedorismo e Ética, do 7º ano (turmas A e B) de uma escola particular no município de Sinop, MT.
Palavras-chave: letras; linguística; Análise do Discurso; texto imagético.
Downloads
Referências
HASHIGUTI, Simone T. Nas teias da leitura. In: BOLOGNINI, Carmen Zink. (Org.). Discurso e ensino: prática de linguagem na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p.19-27.
HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. Versão eletrônica 2.ed. Editora Objetiva. Abril de 2007.
OLIVEIRA, Tânia P. Saberes da terra: a materialidade do assentamento „Glema Mercedes V‟ e a posição sujeito professor. IN: RENZO, Ana D. (Orgs.). Linguagem, história e memória: discursos em movimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
ORLANDI, Eni P. Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
______. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. São Paulo, Cortez, 2002.
______. Palavras ao vento ou o poder e o vento. In: Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001. p. 141-183.
______. Silêncio e sentido. In: As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007. p. 27-37.
RENZO, Ana M. D. Liceu Cuiabano: língua nacional, religião e estado. In: ORLANDI, Eni P. (Orgs.). Institucionalização dos estudos da linguagem: a disciplinarização das ideias linguísticas. Campinas: Pontes, 2002.
SILVA, Mariza V. O dicionário e o processo de identificação do sujeito-analfabeto. In: ORLANDI, Eni P. (Orgs.). Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas: Pontes, 1996. p. 151-162.
VILLELA, Cláudia. Empreendedorismo e ética. 7º ano ensino fundamental, livro 1. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.