Gesticulando os sentidos: imagem e memória discursiva

Autores

  • Anézio Martins Santana UNEMAT
  • Viviane Rossato UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9153

Resumo

O objetivo desse trabalho é a guisa de reflexões proporcionadas pelas aulas de Análise de Discurso: a linguagem no contexto social  - ministradas pela professora Tânia Pitombo no curso de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, disponibilizado, pela UNEMAT,  campus de Sinop, apresentar uma breve análise de uma imagem que foi proposta para trabalhar temas como relacionamentos interpessoais, ética, cidadania e meio ambiente em um livro didático da disciplina de Empreendedorismo e Ética, do 7º ano (turmas A e B) de uma escola particular no município de Sinop, MT.

Palavras-chave: letras; linguística; Análise do Discurso; texto imagético.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

HASHIGUTI, Simone T. Nas teias da leitura. In: BOLOGNINI, Carmen Zink. (Org.). Discurso e ensino: prática de linguagem na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p.19-27.

HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. Versão eletrônica 2.ed. Editora Objetiva. Abril de 2007.

OLIVEIRA, Tânia P. Saberes da terra: a materialidade do assentamento „Glema Mercedes V‟ e a posição sujeito professor. IN: RENZO, Ana D. (Orgs.). Linguagem, história e memória: discursos em movimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.

ORLANDI, Eni P. Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.

______. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. São Paulo, Cortez, 2002.

______. Palavras ao vento ou o poder e o vento. In: Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001. p. 141-183.

______. Silêncio e sentido. In: As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007. p. 27-37.

RENZO, Ana M. D. Liceu Cuiabano: língua nacional, religião e estado. In: ORLANDI, Eni P. (Orgs.). Institucionalização dos estudos da linguagem: a disciplinarização das ideias linguísticas. Campinas: Pontes, 2002.

SILVA, Mariza V. O dicionário e o processo de identificação do sujeito-analfabeto. In: ORLANDI, Eni P. (Orgs.). Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas: Pontes, 1996. p. 151-162.

VILLELA, Cláudia. Empreendedorismo e ética. 7º ano ensino fundamental, livro 1. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2011.

Downloads

Publicado

18-04-2012

Como Citar

Gesticulando os sentidos: imagem e memória discursiva. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 45-51. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9153