As diferentes metodologias de ensino da Língua Inglesa em diferentes segmentos de ensino

Autores

  • Viviane Rossato

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9152

Resumo

O artigo trata de um trabalho monográfico que objetivou pesquisar e analisar as possíveis diferenciações no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira nos diferentes segmentos de ensino, escolas da Rede Pública e Rede Privada de Ensino Fundamental e Médio e Cursos Livres de Idiomas, na cidade de Sinop, estado de Mato Grosso, no ano de 2010. Inicialmente é apresentado um resumo histórico sobre o  início do ensino da língua inglesa e sua implantação/adequação no sistema educacional brasileiro, bem como abordamos as leis e sugestões de ensino encontradas nas Leis de Diretrizes e Bases (LDB‟s) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais  (PCN‟s). Na sequência explanamos sobre as  diferentes  abordagens e tipos de metodologias de ensino de uma língua estrangeira, apresentamos também os processos metodológicos utilizados no decorrer da pesquisa. Após esse percurso relatamos os resultados da pesquisa, as analises das abordagens e metodologias utilizadas por cada professor observado em cada segmento de ensino.

Palavras-chave: letras; linguística; metodologia de ensino da Língua Inglesa; professores; Vilson J. Leffa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes, 1993.

______. O professor de língua estrangeira em formação. 2.ed. Campinas: Pontes, 1999.

BOLOGNINI, Carmen Zink (Org.). Discurso e ensino: a língua inglesa na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Congresso Nacional,

Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em 30 ago. 2009.

CELANI, Antonieta. Fala, Mestre!. In: Nova Escola. Ano XXIV. Nº 222. p. 40-44. maio, 2009.

CESTARO, Selma Alas Martins. O ensino de língua estrangeira: história e metodologia. Disponível em: http://www.hottopos.com.br/videtur6/selma.htm. Acesso em: 22 ago. 2009.

LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In: BOHN. H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. Da

UFSC. 1988. p. 211-236.

______. O ensino das línguas estrangeiras no contexto nacional. Projeto Elo. Universidade Católicas de Petotas, 2008. Disponível em:<

http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/oensle.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2009.

NOGUEIRA, Márcia Castelo Branco. Ouvindo a voz do (pré)adolescente brasileiro da geração digital sobre o livro didático de inglês desenvolvido no Brasil. Rio de Janeiro:

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2007. 182 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de letras, PUC-Rio, certificação digital nº0510556/CA. Disponível em

http://www2.dbd.puc-rio.br/pegamum/tesesabertas/0510556_07_pretextual.pdf. Acesso em: 21 ago. 2009.

TOTIS, Verônica Pakrauskas. Língua Inglesa: Leitura. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

Downloads

Publicado

18-04-2012

Como Citar

As diferentes metodologias de ensino da Língua Inglesa em diferentes segmentos de ensino. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 589-598. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9152